Criando Arquivos no formato TXT

Nessa coluna irei mostrar como criamos arquivos em formato TXT em aplicações desktop. Crie um novo projeto com o nome de GeradorTXT e após isso crie um form com o nome de FrmCriaArquivo. Abaixo segue a imagem de como deve ficar o designer do form, repare que coloquei o nome das objetos, coloque os mesmo nomes para conseguir aproveitar o código

Por | @oficinadanet Programação
Fala galera!! Precisei criar um aplicativo que criasse arquivos em formtao TXT. Crie um novo projeto com o nome de GeradorTXT e após isso crie um form com o nome de  FrmCriaArquivo. Abaixo segue a imagem de como deve ficar o designer do form, repare que coloquei o nome das objetos, coloque os mesmo nomes para conseguir aproveitar o código que irá vir logo abaixo:

Criando Arquivos no formato TXT

Segue o código com as explicações dentro.


using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Windows.Forms;
using System.IO;

namespace GeradorTXT
{
    public partial class FrmCriaArquivo : Form
    {
        public FrmCriaArquivo()
        {
            InitializeComponent();
        }

        private void gerarTxt()
        {
            /*É verificado se foi digitado algum texto para ser gravado no arquivo*/
            if (txtTexto.Text.Trim() == String.Empty)
            {
                MessageBox.Show("Entre com algum texto que será gravado no arquivo", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
            }
            else
            {
                /*É verificado se foi digitado o caminho onde o arquivo será salvo*/
                if (txtCaminho.Text.Trim() == String.Empty)
                {
                    MessageBox.Show("Entre com caminho onde será salvo o arquivo", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
                }
                else
                {
                    /*Obtem informações do diretório inserido*/
                    DirectoryInfo infDir = new DirectoryInfo(txtCaminho.Text);

                    /*Verifica se o diretório existe*/
                    if(!infDir.Exists)
                    {
                        MessageBox.Show("Diretório digitado não existe", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
                    }
                    else
                    {
                        /*Caso no nome do arquivo, não tenha o a extensão, é adicionada*/
                        if (txtNomeArquivo.Text.ToLower().IndexOf(".txt") <= -1)
                        {
                            txtNomeArquivo.Text += ".txt";
                        }

                        try
                        {

                            /*Quando esse objeto é instanciado, é verificado se o arquivo existe, se não existir
                              cria novamente*/
                            StreamWriter arquivoStream = new StreamWriter(txtCaminho.Text + "" + txtNomeArquivo.Text);

                            /*Escreve no texto o conteudo*/
                            arquivoStream.Write(txtTexto.Text);

                            /*Fecha o Stream*/
                            arquivoStream.Close();
                        }
                        catch
                        {
                            MessageBox.Show("Diretório digitado não existe", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);    
                        }
                    }                
                }          
            }
        }

        /*No clique do botão btnGerar chama a função gerarTxt()*/
        private void btnGerar_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            gerarTxt();
        }
    }
}



Segue o anexo com o projeto pronto!

Qualquer dúvida só comentar ai galera !!!!

Valeu!!!!

Caio Acca

Mais sobre: arquivos, C#, criar arquivos
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
Continue lendo
    AINDA NÃO SE INSCREVEU?

    Vem ver os vídeos legais que
    estamos produzindo no Youtube.