Este serviço para a transmissão multimídia de informações, implementado pelo protocolo de aplicação HTTP (Hypertext Transfer Protocol), realiza uma comunicação cliente-servidor, com base na requisição, visualização e transferência de arquivos. Geralmente, os arquivos se apresentam no formato HTML (Hypertext Markup Language), podendo conter referências a outros tipos de arquivos (imagens, sons, vídeos,…).
Esse modelo de funcionamento limitou bastante o uso da Web, uma vez que as páginas HTML têm um conteúdo estático, ou seja, sempre são exibidas da mesma forma e não possibilitam nenhuma interação com o usuário. Para deixar a Web mais dinâmica e interativa, criou-se o CGI (Common Gateway Interface).
O programa é processado e o resultado desse processamento é enviado pelo servidor Web ao cliente, geralmente no formato HTML. O dinamismo do CGI está no fato do processamento poder retornar diferentes resultados, dependendo dos parâmetros informados pelo cliente (interação) ao programa CGI.
Apesar de dar mais “vida” a Web, programas CGI possuem uma série de desvantagens técnicas, sendo a principal delas o fato de tais programas serem executados de forma diferenciada no Web Server.
Um servidor Web que recebe várias requisições simultâneas, facilmente se sobrecarrega e pára. Por este motivo, surgiram, e ainda surgem a cada dia, tecnologias alternativas ao uso do CGI: ISAPI, NISAPI, IDC/HTX, Cold Fusion, Java Server Pages (JSP), Personal Home Page (PHP), Active Server Pages (ASP)