O que é Visual Basic?

O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente.

Por | @oficinadanet Programação
O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente.

Um aperfeiçoamento do BASIC, a linguagem é dirigida por eventos (event driven), e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE - Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI - Graphical User Interface), daí o nome "Visual". Em suas primeiras versões, o Visual Basic não permitia acesso a bancos de dados, sendo portanto voltado apenas para iniciantes, mas devido ao sucesso entre as empresas - que faziam uso de componentes adicionais fabricados por terceiros para acesso a dados - a linguagem logo adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo fácil acesso a bases de dados. Mais tarde foi adicionada também a possibilidade de criação de controles ActiveX, e, com a chegada do Visual Studio .NET, o Visual Basic - que era pseudo-orientada a objetos - tornou-se uma linguagem totalmente orientada a objetos (OO).

Existem várias linguagens derivadas, entre as quais:
  • VBScript é a linguagem default (por definição) para Active Server Pages e pode ser usada no scripting (programação) de Windows e de páginas da Internet.
  • Visual Basic .NET é a nova versão do Visual Basic, que é parte integrante da plataforma Microsoft .NET. Essa versão nao é totalmente compatível com as versões anteriores, mas existe a possibilidade de converter códigos antigos, que após uma revisão podem ser usados no Visual Basic .NET. Para fins de comparação, essa linguagem usa o paradigma de Orientação a Objeto e você encontrará muita semelhança com o Java.
  • Visual Basic for Applications (VBA) permite a criação de macros, e está integrado em todos os produtos da família de produtos Microsoft Office, e também em outros produtos de terceiros tais como Visio (agora pertencente à Microsoft) e WordPerfect Office 2002.


Mudanças


A partir de 2002 (a primeira versão da plataforma .Net) a linguagem Visual Basic mudou em vários aspectos ganhando muitos recursos utilizados anteriormente em outras linguagens como Java e C++ (herança, polimorfismo, etc), porém continuou com a mesma sintaxe, mas por ser Orientado a Objetos as suas funções e métodos foram encapsulados em namespaces e classes.

Outras grandes melhorias com a plataforma .Net que fortaleceram a linguagem foi a possibilidade de programação para WEB (ASP.Net), dispositivos móveis, Windows Forms e mais recentemente Silverlight. Seu acesso a dados, que sempre foi um dos principais recursos, foi melhorado com o ADO.Net (baseado em XML) permite um acesso desconectado com o banco de dados.

Exemplo de um programa em Visual Basic:
Nesse exemplo, gera-se parábolas de tamanho e cores aleatórias, gerando um efeito psicodélico. A velocidade de mudança das cores pode ser alterada, mudando-se a propriedade "interval" em milissegundos.
Private Sub DrawShape()
Dim X            As Single
Dim Y            As Single
Dim tRadianos    As Single
Dim R            As Single
Dim A            As Single
Dim Teta         As Single

Call Randomize
Scale (3, -3)-(-3, 3) 'Muda a Escala
tRadianos = 25 * Atn(1) 'Círculo
'Muda a cor da parábola aleatóriamente
ForeColor = QBColor(Rnd() * 15)

A = 3 * Rnd() 'Aleatório usado

'Laço de repetição for - executa todos os comandos entre
'For e Next um limite inicial e final definido pelo programador
For Teta = 0 To tRadianos Step 0.01
    R = A * Sin(10 * Teta) 'Efeito do raio aleatório
    X = R * Cos(Teta) 'Coordenada X
    Y = R * Sin(Teta) 'Coordenada y
    PSet (X, Y)
Next Teta

End Sub

Private Sub tmrTimer_Timer()
    'Evento que chama a função de tempos em tempos
    Call DrawShape                      
End Sub


Fonte: Wikipédia

Mais sobre: visual basic, vb, oquee
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários
Continue lendo