CSS - Aprenda como criar estilos

Aprenda da forma mais fácil a criar seus estilos css para por em seu site, blog e afins. Todo documento escrito utiliza certos elementos de design para formatar seções de texto a fim de manter a mesma aparência, seguir um padrão.

Por | @DanielPaulinoS Programação
Todo documento escrito utiliza certos elementos de design para formatar seções de texto a fim de manter a mesma aparência, seguir um padrão. Por exemplo, um elemento de design Heading 1 é geralmente alguma fonte grande que identifica todas as principais divisões de tópicos de um capítulo, artigo ou página da web. Um elemento de design Heading 2 identifica todos os títulos dos subtópicos. A HTML inclui uma tag para praticamente todos os elementos de design comumente utilizados, incluindo tags de título (

,

...), lista (a tag
    para lista ordenada, a tag
      para lista não ordenada) e assim por diante.

      No passado , a tag

      em quase todos os web sites parecia a mesma - texto preto era consideravelmente maior que o corpo do texto normal. Se você quisesse fazer seus próprios títulos diferenciados, tinha de formatar cada tag de título individualmente, utilizando tags ou similares. Se mais tarde mudasse de idéias sobre a aparência desses títulos, tinha de voltar e mudar cada título individualmente. Ou seja: um processo lento e trabalhoso.

      As folhas de estilo em cascata mudam tudo isso. Com uma folha de estilo, você pode fazer uma "declaração global", como "quero que todos os meus títulos

      sejam verdes". Você precisa dizer isso somente uma vez e cada título

      em seu site será verde. Se depois decidir que azul é uma cor melhor, não é preciso voltar e alterar cada tag

      para a cor azul. Em vez disso, basta alterar o estilo - a "regra" - para "quero que todos os meus títulos

      sejam azuis" e pronto!

      Obviamente você não está limitado a títulos e nem a cor azul. É possível definir um estilo personalizado para cada elemento de design em seu web site, incluindo títulos, lista, tabelas e imagens, para citar só alguns. E, além de definir uma cor, você pode definir a fonte, o tamanho, o alinhamento, a espessura da borda, e assim por diante.

      Cada estilo que você cria é definido como uma regra CSS. Cada regra deve utilizar a seguinte sintaxe:

      elemento {atributo1: valor; atributo2: valor ...}


      Explicação desta sintaxe:
      Elemento - descreve o elemento de design ao qual o estilo será aplicado. A mesma tag HTML mas sem os sinais de maior e menor. Essa parte da regra é às vezes chamadas de seletor.

      Atributo - o aspecto específico do elemento que você quer usar como estilo. Deve ser um nome de atributo CSS válido, como o atributo font-size.

      Valor - a configuração aplicada ao atributo. Deve ser uma configuração válida para o atributo em questão , como 20pt (20 pontos) para font-size.

      Atributo:valor - a parte declaração da regra. Você pode atribuir múltiplas declarações se desejar separá-los com ponto-e-vírgula (;). Não coloque um ponto-e-vírgula depois da última declaração.

      Agora é hora de exemplos. Eis uma regra CSS que especifica que todos os títulos de nível 1 (tags

      ) sejam exibidos em uma fonte de 36 pontos:

      H1 {font-size: 36pt}


      Aqui está um exemplo de regra que diz que todos os títulos de nível 2 (tags

      ) devem ter tamanho de 24 pontos e cor azul;

      H2 {font-size: 24pt; color: blue}


      Você pode inserir quebras de linha e espaços em branco dentro da regra como quiser. Assim, é possível ver mais facilmente todas as declarações e certificar-se de que colocou todos os sinais de ponto-e-vírgula e colchetes nos lugares corretos. Por exemplo, aqui está uma regra que diz que os parágrafos aparecerão em fonte Times, 12 pontos, azul e recuados meia polegada a partir da margem esquerda da página:

      P {font-family: Times;
      font-size: 12pt;
      color: blue;
      margin-left: 0.5in}


      Note como é fácil aplicar todas as declarações ao elemento parágrafo (P) e como cada declaração, exceto a última, é seguida pelo caracter de ponto-e-vírgula exigido.

Mais sobre: css folha de estilos criar folha de estilos
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo