Conceito básico sobre Lógica

A logica é comumente definida como sendo a ciência das leis do pensamento, ou seja, o conhecimendo das leis do pensamento. No nosso caso, uma definição mais adequada seira a lógica é uma ciência das leis do racionínio (COPI, 1977), pois o aprendizado da lógica é necessário para garantir que os nossos pensamentos realizem-se corretamente a fim de chegarmos a conhecimentos verdadeiros.

Por Programação Pular para comentários
Conceito básico sobre Lógica
A logica é comumente definida como sendo a ciência das leis do pensamento, ou seja, o conhecimendo das leis do pensamento. No nosso caso, uma definição mais adequada seria a lógica é uma ciência das leis do racionínio (COPI, 1977), pois o aprendizado da lógica é necessário para garantir que os nossos pensamentos realizem-se corretamente a fim de chegarmos a conhecimentos verdadeiros.

Do que se trata a lógica?


A lógica trata das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar nossas conclusões a partir de fatos básicos, ou seja, trata das formas de argumentação. Ela se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas premissas, ou seja, de certas informações iniciais.

Porque Aprender a lógica?


A lógica é necessária, pois nos auxilia no raciocínio e na compreenção de conceitos básicos de qualquer disciplina que nos dispomos a estudar, nos preparando, assim, para o entendimento do conteúdo de tópicos mais avançados. No domínio da computação, ela é importante na verificação formal de programas.

Mas Não é só na Matemática?



Não é só na Matemática que precisamos raciocinar logicamente. Advogados, Profissionais ligados à computação, homens de negócios, entre outros, também utilizam noções de lógica. Mas, insdiscultimelmente, é na Matemática que somos levados a apresenatar conclusões, como conseqüência lógica de determinados fatos.

Exemplos:


  • Se Z . Z é = 25 - 7 então Z é 4.
  • Se um triângulo é eqüilátero, é isósceles também.
  • Se x é par, então é divisivel por 2.

O estudo da lógica é necessário a todos, pois no dia-a-dia, estamos constatemente argumentando. Estamos sempre sendo bombardeados por informações e necessitamos tirar nossas conclusões, o que é uma forma de aprendizado.

Comece a observar a lógica presente nas mensagens publicítárias. um bom exemplo: as antigas propagandas de cigarros de belas mulheres, ou em carros sofisticados, ou anda em atividades esportivas e desafiadoras. A estrutura  lógica da mensagem enviada ao comsumidor era:

Quem fuma (...) é bem-sucedido.
EU Fumo!

O argumento é válido! porém, não se pode garantir a verdade das premissas, que é apenas sugerida, o que sigunifica que não se pode deduzir a verdade da conclusão.

Os disscursos argumentativos são usados em muitas acasuões do nosso dia-a-dia. para sermos compreendidos e para convencermos os demais a aceitarem nosso ponto de vista recorremos à argumentação. E um bom argumento deve estar logicamente estruturado.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: lógica, programação
Quer conversar com o(a) S.Lopes, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.