Windows 98, ME, XP, 2000, Vista - Qual versão usar afinal?

Dúvida cruel não acha? O que usar afinal? Qual Windows é melhor? Existe uma versão 100%? Qual delas melhor se adapta as minhas nececidades?

Por | @DanielPaulinoS Windows

Windows 98, ME, XP, 2000, Vista - Qual versão usar afinal?



Dúvida cruel não acha? O que usar afinal? Qual Windows é melhor? Existe uma versão 100% confiável? Qual delas melhor se adapta às minhas necessidades?

Estas e outras perguntas passam frequentemente nas cabeças de várias pessoas. Eu particularmente sou usuário do Windows desde a versão 95, e de uns tempos pra cá tenho tido muitas, muitas dores de cabeça com o sistema, e devido a isso, muito tempo perdido formatando máquinas, seja minha ou dos outros, a vantagem na formatação das máquinas dos outros é o pagamento, óbvio.

Recentemente escrevi um artigo neste mesmo espaço falando sobre versões do Linux, as quais já instalei, usei e aprovei algumas delas. No artigo Ubuntu, Mandriva, Conectiva, Kurumin, Debian, Red hat - O que usar?  trata sobre o problema do Linux ainda hoje não ser, na minha opinião, o melhor do OS para usuários caseiros.

Neste artigo falarei um pouco sobre Windows ou como muitos o chamam: "Ruimdows". Não que seja minha opinião, mas, as vezes dá vontade de chama-lo de coisa bem pior.

Uso o Windows há anos, ou seja, desde que começei a "mexer" com computadores e sem exagero, ainda hoje não aprendi a gostar 100% do OS. Não sei se apenas eu ou se existem outros pensando assim como eu. Mas, de uma coisa tenho certeza: o Windows teve muita evolução ao longo de todos estes anos. Quando lembro que possuí computadores que tive que formatar 3 a 4 vezes por semana usando Windows 95, dá uma dor de cabeça só de imaginar. E hoje, usando o XP (que em minha opinião é a versão mais estável até o momento) não me preocupo muito com isso, óbvio que com o tempo qualquer versão vai começar a ficar mais lenta, cada qual com suas características, cada uma com suas falhas e mesmo assim ainda é o OS mais usado no mundo até o presente momento.

Recentemente Charles Songhurst (Diretor de relações com investidores da Microsoft), um dos principais executivos da empresa falou algo surpreendente: “Às vezes fazemos produtos bons, às vezes ruins. Acho que o Vista foi nosso produto menos bom”. Apesar de essa frase parecer bem estranha com esse "menos bom", de acordo com meu ponto de vista, ele falou a verdade, isto é, o Vista não é e nem foi a melhor versão do OS lançada até o momento - a afirmação transmite certo desapontamento da companhia com o Vista, que não teve a adesão rápida esperada e não conseguiu convencer milhões de usuários domésticos e empresas a substituir o antigo XP - frase esta escrita por Felipe Zmoginski, da INFO Online.

Outro ponto destacado pelo executivo da Microsoft foi o esforço da Companhia em assegurar que os mais diferentes tipos de hardware e software sejam compatíveis com o sistema, contornando uma dificuldade que gerou muitas críticas ao Windows Vista.


Não sei qual sua opinião, eu, por minha vez, concordo que a frase acima destaca bem o ponto forte do OS.

Já percebeu que quanto mais os softwares se aprimoram, mais se exige do computador?

Em 85 era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido e este só conseguia suportar 1 MB de aplicações no Windows 1.0x. Em 24 de agosto de 1995, oficialmente, foi lançado o Windows 95 que não exigia mais de 64 Mb de RAM pra rodar legal. Êta, época boa em que o meu antigo Pentiun 100 rodava beleza!

Lançada em 25 de outubro de 2001, a versão Windows XP foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, mostra-se cada vez maior e mais abstraído do hardware.

Também conhecido como Windows NT 6.0, pelo nome de código Longhorn e pelo próprio nome oficial, o Vista tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. Tentem instalar o Vista em máquinas de 128 MB pra ver o que acontece...

Com seu lançamento previsto para 22 de outubro de 2009, o Windows 7 com o codinome Vienna, será o sucessor do Windows Vista, onde serão incluídos vários recursos que não se encontram no Vista. Uma versão Beta já foi lançada para pessoas que queiram testá-lo (conhecidos como Beta-Testers), sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site (versão em inglês). Na versão Beta já se pode perceber pequenas mudanças, como maior integração a processador de Múltiplos Núcleos e inicialização mais rápida. Um teste realizado pela Microsoft, constatou que o Windows 7 inicia mais rápido que o Windows Vista, e na mesma velocidade do Windows XP. Os desenvolvedores da Microsoft já anunciaram que pretendem fazer com que a inicialização/Boot do sistema seja muito mais rápida (por volta de 90 segundos).

Bem, não sei quanto a vocês, mas, só acredito vendo. Imaginemos uma versão mais nova do Windows com tempo de inicialização igual a do XP, com muitos mais recursos... fica difícil de acreditar.

Espero que sim, espero que seja verdade mesmo, e já que o Vista foi o produto menos bom, quem sabe o Windows 7 seja a versão "menos ruim" da família Windows. E vocês, que acham?

Mais sobre: windows Windows 98 Windows ME
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar