Tutorial CorelDraw - Criando uma Lupa

Diversos recursos do CorelDraw como, Transparência Interativa, Sombra Interativa, Formato Aparar, Preenchimento Gradiente, Conversão de objetos em Curvas, Efeito Lente, etc

Por Softwares Pular para comentários
Tutorial CorelDraw - Criando uma Lupa
Diversos recursos do CorelDraw como, Transparência Interativa, Sombra Interativa, Formato Aparar, Preenchimento Gradiente, Conversão de objetos em Curvas, Efeito Lente, etc.

1.construindo a lupa sem a lente. Abra o Corel e defina as propriedades da página com as seguintes Propriedades: Tipo/Tamanho do papel - A4, Orientação - Paisagem, Unidades de Medida = Centímetros.


Trace uma elipse com 8cm de Largura e 8cm de Altura. As coordenadas dos objetos são identificadas na barra de propriedades pelas letras X e Y. Horizontal = X e vertical =Y. Assim também ocorre com as dimensões dos objetos em largura e altura, veja figura abaixo.


Trataremos assim então os tamanhos e posicionamento dos objetos em relação a folha. Então a primeira Elipse traçada anteriormente ficaria com Tamanhos: Largura= 8cm e Altura= 8cm. Após ter traçado a Elipse, centralize-a na folha pressionando a tecla "P" do teclado. Clique na
ferramenta de seleção e duplique a elipse pressionando a tecla "+" (Tecla de Soma) ou CRTL - C, CTRL -V.

Agora temos duas elipses na mesma posição. Reduza o tamanho de uma das elipses na barra de propriedades para Largura = 7cm e Altura = 7cm. Pinte as duas com cores diferentes para facilitar o nosso trabalho, iremos alterar as cores depois. A elipse maior eu pintarei de Preto e a menor de Vermelho. Organize os objetos de forma que a elipse menor fique na frente da maior como mostra a figura abaixo. Para organizar os objetos podemos utilizar o menu "Organizar" - "Ordenar" mas antes selecione um dos objetos para determinar a ordem. Podemos também utilizar o atalho do teclado "CTRL" + "PageDown" para Recuar um e "CTRL" + "PageUP" para Avançar um.


Agora vamos "Aparar" a elipse maior. Clique no menu "Organizar" >"Formato" >"Formato". Aparecerá a janela de formatos no canto direito ta tela, altere o formato para "Aparar" como na figura abaixo:


Selecione a elipse Vermelha, pois com ela iremos aparar a elipse preta. Na janela de Formatos clique no botão "Aparar", agora o cursor do mouse esta diferente quando passamos o mouse sobre os objetos. Veja a figura.


Com esse cursor, aponte de maneira precisa à ponta da seta sobre a elipse preta e de um clique. Se tiver dificuldade aumenta um pouco o Zoom da tela. Pronto, agora a elipse preta esta aparada. Para ter certeza de que a elipse preta foi aparada, afaste os objetos um pouco e logo em seguida volte para posição central apertando a tecla "P"..


Agora Selecione os dois objetos e agrupe-os. "CTRL" - "G". Coloque-os em uma posição fora da folha. Faça outra elipse de Largura= 8cm e Altura = 8cm e posicione no centro da folha pressionando a tecla "P". Dê um clique na folha e na barra de propriedades altere a distância de deslocamento para 0,5cm


A distância de deslocamento é a distância que o objeto selecionado ira se mover quando precionarmos as teclas de movimentação do teclado. Duplique a elipse "+" (Tecla de Soma) e pressiona a tecla de movimentação do teclado para baixo uma vez.


Selecione a elipse que esta na posição central da folha e clique novamente no botão aparar da janela de formatos, desta vez o objeto a ser aparado será o que ficou mais abaixo, dê um clique então no objeto.


Selecione a elipse que esta no centro da folha e altere o tamanho para Largura = 7,7cm e Altura= 7,7cm. Pinte de Azul essa elipse. Agora vamos colorir os outros objetos. Primeiramente selecione a elipse Preta e a Vermelha e desagrupe-as "CTRL" + "U". Delete a elipse vermelha. Selecione a elipse preta e altere a cor para "70% Preto" centralize-a novamente na folha pressionando a tecla "P".


Selecione a ferramenta de preenchimento gradiente. Veja figura abaixo:


Deixe as cores aproximadamente na mesma posição da figura abaixo:


Seu desenho deve ter a aparência da figura abaixo:


Selecione tudo e agrupe "CTRL" + "G". Arraste o desenho para fora da folha, pois agora iremos construir o cabo da lupa.
Daqui para frente chamarei a Largura de "X" e a altura de "Y", na figura abaixo os valores se referem a largura e altura, "X" então seria Largura e "Y" seria Altura.

Selecione a ferramenta de “Formas Básicas" e trace um objeto como mostra a figura abaixo:


Centralize na folha "P" e Pinte de “Branco”, duplique o objeto e pinte de "Marrom-Escuro". Selecione a ferramenta "Transparência Interativa" e trace-a sobre o objeto da esquerda para direita como mostra a figura abaixo:


Agora vamos para o detalhe da ponta do cabo. Selecione os objetos do cabo e agrupe-os. Deixe-os centralizado na folha "P". Selecione a ferramenta de Formas Básicas a mesma que havíamos utilizado anteriormente para fazer o cabo. Deixe-o como mostra a figura abaixo:


Pinte o objeto com a cor "branco" e duplique. A cópia pinte com a cor "Preto". Aplique “Transparência interativa” no objeto com a cor preto de forma que fique como na figura abaixo:


Selecione os dois objetos da parte superior do cabo e agrupe-os "CTRL" + "G". Duplique com a tecla "+" (Tecla de Soma)faça o espelhamento como na figura abaixo:


Altere o posicionamento como na figura abaixo:


Faça uma elipse e altere suas propriedade como na figura. Deixe-a com a cor "Branco" e duplique. A cópia pinte de "Preto". Aplique "Transparência Interativa" na cópia como na figura abaixo:


Faça outra elipse e altere as propriedades como na figura abaixo. Pinte de preto.


Faça um retângulo e altere as propriedades como na figura abaixo e pinte de Preto.


Pronto, esta feita o cabo, selecione todos os objetos do cabo e agrupe-os. Altere o "Angulo de Rotação" do objeto para 336,438° e posicione com "X = 11,345" cm e "Y = 6,233 cm". Vamos selecionar agora a lente da lupa e alterar o "Angulo de Rotação" para 315,929°. Desagrupe a lente "CTRL" + "U". Selecione a elipse interna "azul" e Apare a Elipse Preta. Tome cuidado pois o clique na hora de aparar terá que ser preciso sobre a elipse preta. Clique no menu "Efeito" opção "Lentes". Escolha o efeito "Olho de Peixe" com taxa de 100% e clique em aplicar. A cor do objeto que era azul desaparecerá. Volte a selecionar os objetos da lente e agrupe-os novamente. Posicione a lente em "X = 15,002 cm" e "Y = 14,974 cm”. Seu objeto terá a aparência da figura abaixo:


Agora é só aplicar uma "Sombra Interativa” para dar mais vida ao desenho. Tome cuidado na hora de aplicar a "Sombra Interativa” nos objetos, pois se você aplicar sombra no objeto que possua o efeito de lente, ele ficara todo cinza. Portanto desagrupe a lente e aplique sombra só no aro da lente deixando o vidro de fora. Depois volte os objetos na posição normal. Feito isso, agrupe todos os objetos. Qualquer objeto que ficar por traz da lente da lupa ficará com o efeito de "olho de peixe". Pronto eis o resultado final.


OBS: Existem diversos tipos de lente para ser aplicada em objetos. As ferramentas interativas aqui mencionadas também possuem diversos tipos de propriedades que podem ser alteradas. A ferramenta "Transparência interativa" pode ser aplicada tomando como forma qualquer tipo de preenchimento.

Recomendamos ler:

Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Comentários:
Carregar comentários