Tutorial - Instalando PHP + Apache 2.0.x no Windows

Saiba passo-a-passo como instalar PHP + Apache 2.0.x no Windows. Assegure-se de fazer um backup desses arquivos já que você pode corromper o sistema inteiro. O arquivo php.ini da versão anterior a que você quer instalar pode ser útil na versão nova.

Tutorial - Instalando PHP + Apache 2.0.x no Windows
Assegure-se de fazer um backup desses arquivos já que você pode corromper o sistema inteiro. O arquivo php.ini da versão anterior a que você quer instalar pode ser útil na versão nova. E, como você aprenderá a seguir, o método preferido para instalar o PHP é manter todos os arquivos relacionados ao PHP em um diretório e disponibilizar esse diretório no PATH do seu sistema.

Os passos a seguir devem ser completados em todas as instalações antes que qualquer instruções específicas ao servidor sejam feitas:

Extraia o arquivo da distribuição no diretório de sua escolha. Se você estiver instalando o PHP 4, extraia em C:, uma vez que o arquivo zip expande para uma pasta de nome parecido com php-4.3.7-Win32. Se você estiver
instalando o PHP 5, extraia em C:php já que o arquivo zip não expande como no PHP 4. Você pode escolher uma localização diferente, desde que não tenha espaços no caminho  (como C:Program FilesPHP) já que alguns servidores web irão travar se tiver.

Tanto o PHP 4 quanto o 5 tem um executável CGI, um executável CLI, e módulos do servidor, mas eles estão localizados em pastas diferentes e/ou tem nomes diferentes. Enquanto no PHP 4 os módulos do servidor estão na pasta sapi, no PHP 5 não há tal diretório e, ao invés disso, eles estão na pasta principal do PHP. As DLLs de suporte para as extensões do PHP 5 também não estão em um diretório separado.

Nota: No PHP 4, você deve mover todos os arquivos localizados nas pastas dll e sapi para a pasta principal (ex.: C:php).

Aqui está uma lista dos módulos de servidor liberados com o PHP 4 e PHP 5:
  • sapi/php4activescript.dll (php5activescript.dll) - ActiveScript engine, permitindo imbutir PHP em aplicações Windows.
  • sapi/php4apache.dll (php5apache.dll) - Módulo do Apache 1.3.x.
  • sapi/php4apache2.dll (php5apache2.dll) - Módulo do Apache 2.0.x.
  • sapi/php5apache2_2.dll - Módulo do Apache 2.2.x.
  • sapi/php4isapi.dll (php5isapi.dll) - Módulo do ISAPI para servidores que suportam ISAPI como IIS 4.0/PWS 4.0 ou superior.
  • sapi/php4nsapi.dll (php5nsapi.dll) - Módulo dos servidores Sun/iPlanet/Netscape.
  • sapi/php4pi3web.dll (não tem equivalente no PHP 5) - Módulo do servidor Pi3Web.

Módulos de servidor tem performance significativamente melhor e funcionalidades adicionais comparados com o binário CGI. A versão CLI é desenhada para permitir usar o PHP para scripts de linha de comando.
Os binários CGI e CLI, e os módulos de servidor web todos necessitam do arquivo php4ts.dll (php5ts.dll) para funcionar corretamente. Você tem que assegurar que esse arquivo pode se encontrado pela sua instalação do PHP. A ordem de busca para essa DLL é como segue:
  • O mesmo diretório onde o arquivo php.exe é chamado, ou no caso de usar um módulo SAPI, o diretório do servidor web (ex.: C:Program FilesApache GroupApache2in).
  • Qualquer diretório da sua variável de ambiente PATH do Windows.

Para disponibilizar php4ts.dll / php5ts.dll você tem três opções: copiar o arquivo para o diretório system do Windows, copiar o arquivo para o diretório do servidor web, ou adicionar ao diretório do PHP, C:php no PATH. Para melhor manutenção, nós aconselhamos que você siga a última opção, adicione C:php ao PATH, porque é mais simples atualizar o PHP no futuro.

O próximo passo é montar um arquivo de configuração para o PHP, php.ini. Existem dois arquivos ini distribuídos no arquivo zip, php.ini-dist e php.ini-recommended.  É recomendável utilizar o php.ini-recommended pois tem as configurações padrão otimizadas.

Copie o seu arquivo ini preferido para um diretório que o PHP possa encontrar e renomei para php.ini.
O PHP procura pelo arquivo php.ini nas localidades:
  • Local específico do módulo SAPI (diretiva PHPIniDir no Apache 2, -c opção de linha de comando quando CGI e CLI, parâmetro php_ini no NSAPI, variável de ambiente PHP_INI_PATH no THTTPD)
  • A variável de ambiênte PHPRC. Antes do PHP 5.2.0 isto era conferido depois da chave de registro mencionada abaixo.
  • A partir do PHP 5.2.0, os seguintes locais do registro são procurados em ordem: HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPx.y.zIniFilePath, HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPx.yIniFilePath and HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPxIniFilePath, where x, y e z significam as versôes do PHP maior, menor e release.
  • HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPIniFilePath (Local no registro do Windows)
  • Diretório de trabalho atual (exceto CLI)
  • O diretório do servidor web (para módulo SAPI), ou diretório do PHP (caso contrário, no Windows)
  • Diretório do Windows (C:windows ou C:winnt) (para o Windows), ou ou a opção de tempo de compilação --with-config-file-path

Extensões:
Você precisará mudar a configuração extension_dir para apontar o diretório onde suas extensões estão guardadas, ou onde você colocou os arquivos php_*.dll. Por exemplo:

PHP4
extension_dir = C:phpextensions


PHP5
extension_dir = C:phpext


Configurando Apache
Existem duas maneiras de configurar o PHP para funcionar com Apache 2.0.x no Windows. Uma é usar o binário CGI e a outra é usar o DLL do módulo do Apache. Em ambos os casos você precisa editar o arquivo C:Arquivos de programasApache GroupApacheconfhttpd.conf para configurar o Apache para funcionar com o PHP e, então, reiniciar o servidor.

Instalando como um binário CGI
Você precisa inserir essas três linhas para o arquivo httpd.conf de configuração do Apache para configurar o binário CGI:

ScriptAlias /php/ "c:/php/"
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 4
Action application/x-httpd-php "/php/php.exe"


# Para o PHP 5
Action application/x-httpd-php "/php/php-cgi.exe"


Instalando como um módulo do Apache
Você precisa inserir essas duas linhas ao arquivo de configuração de Apache httpd.conf para configurar o módulo PHP para o Apache 2.0:

# Para o PHP 4  faça algo assim:
LoadModule php4_module "c:/php/php4apache2.dll"
# Não esqueça de copiar o arquivo php4apache2.dll do diretório sapi para o principal do PHP!
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 5 faça algo assim:
LoadModule php5_module "c:/php/php5apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php

# configure o caminho para o arquivo php.ini
PHPIniDir "C:/php"


Nota:  Lembre-se de substituir o caminho c:/php/ para o caminho onde você instalou o PHP na sua máquina. Tome o cuidade de usar ou php4apache2.dll ou php5apache2.dll na sua diretiva LoadModule e não php4apache.dll ou php5apache.dll já que essas últimas são feitas para rodar com o Apache 1.3.x.

Nota: Atualizar uma versão instalado do PHP  Edições anteriores do manual sugeriam mover vários arquivo ini e DLL para o seu diretório SYSTEM (ex.: C:WINDOWS) e,  embora isso simplifique o processo de instalação, torna a atualização difícil.  Aconselhamos que você remova esses arquivos (como php.ini e DLLs relacionadas ao  PHP da pasta SYSTEM do Windows) antes de continuar com uma instalação nova do PHP.

Fonte de referência:http://www.php.net/manual/pt_BR/

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Como resolver o erro VCRUNTIME140.DLL do Wampserver?
Programação

Como resolver o erro VCRUNTIME140.DLL do Wampserver?

O erro acontece em uma nova instalação do WampServer, veja como resolver facilmente este problema.

Quer aprender PHP? Saiba mais
Programação

Quer aprender PHP? Saiba mais

Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.