Tutorial - Instalando PHP + Apache 2.0.x no Windows

Saiba passo-a-passo como instalar PHP + Apache 2.0.x no Windows. Assegure-se de fazer um backup desses arquivos já que você pode corromper o sistema inteiro. O arquivo php.ini da versão anterior a que você quer instalar pode ser útil na versão nova.

Por | @DanielPaulinoS Programação
Assegure-se de fazer um backup desses arquivos já que você pode corromper o sistema inteiro. O arquivo php.ini da versão anterior a que você quer instalar pode ser útil na versão nova. E, como você aprenderá a seguir, o método preferido para instalar o PHP é manter todos os arquivos relacionados ao PHP em um diretório e disponibilizar esse diretório no PATH do seu sistema.

Os passos a seguir devem ser completados em todas as instalações antes que qualquer instruções específicas ao servidor sejam feitas:

Extraia o arquivo da distribuição no diretório de sua escolha. Se você estiver instalando o PHP 4, extraia em C:, uma vez que o arquivo zip expande para uma pasta de nome parecido com php-4.3.7-Win32. Se você estiver
instalando o PHP 5, extraia em C:php já que o arquivo zip não expande como no PHP 4. Você pode escolher uma localização diferente, desde que não tenha espaços no caminho  (como C:Program FilesPHP) já que alguns servidores web irão travar se tiver.

Tanto o PHP 4 quanto o 5 tem um executável CGI, um executável CLI, e módulos do servidor, mas eles estão localizados em pastas diferentes e/ou tem nomes diferentes. Enquanto no PHP 4 os módulos do servidor estão na pasta sapi, no PHP 5 não há tal diretório e, ao invés disso, eles estão na pasta principal do PHP. As DLLs de suporte para as extensões do PHP 5 também não estão em um diretório separado.

Nota: No PHP 4, você deve mover todos os arquivos localizados nas pastas dll e sapi para a pasta principal (ex.: C:php).

Aqui está uma lista dos módulos de servidor liberados com o PHP 4 e PHP 5:
  • sapi/php4activescript.dll (php5activescript.dll) - ActiveScript engine, permitindo imbutir PHP em aplicações Windows.
  • sapi/php4apache.dll (php5apache.dll) - Módulo do Apache 1.3.x.
  • sapi/php4apache2.dll (php5apache2.dll) - Módulo do Apache 2.0.x.
  • sapi/php5apache2_2.dll - Módulo do Apache 2.2.x.
  • sapi/php4isapi.dll (php5isapi.dll) - Módulo do ISAPI para servidores que suportam ISAPI como IIS 4.0/PWS 4.0 ou superior.
  • sapi/php4nsapi.dll (php5nsapi.dll) - Módulo dos servidores Sun/iPlanet/Netscape.
  • sapi/php4pi3web.dll (não tem equivalente no PHP 5) - Módulo do servidor Pi3Web.

Módulos de servidor tem performance significativamente melhor e funcionalidades adicionais comparados com o binário CGI. A versão CLI é desenhada para permitir usar o PHP para scripts de linha de comando.
Os binários CGI e CLI, e os módulos de servidor web todos necessitam do arquivo php4ts.dll (php5ts.dll) para funcionar corretamente. Você tem que assegurar que esse arquivo pode se encontrado pela sua instalação do PHP. A ordem de busca para essa DLL é como segue:
  • O mesmo diretório onde o arquivo php.exe é chamado, ou no caso de usar um módulo SAPI, o diretório do servidor web (ex.: C:Program FilesApache GroupApache2in).
  • Qualquer diretório da sua variável de ambiente PATH do Windows.

Para disponibilizar php4ts.dll / php5ts.dll você tem três opções: copiar o arquivo para o diretório system do Windows, copiar o arquivo para o diretório do servidor web, ou adicionar ao diretório do PHP, C:php no PATH. Para melhor manutenção, nós aconselhamos que você siga a última opção, adicione C:php ao PATH, porque é mais simples atualizar o PHP no futuro.

O próximo passo é montar um arquivo de configuração para o PHP, php.ini. Existem dois arquivos ini distribuídos no arquivo zip, php.ini-dist e php.ini-recommended.  É recomendável utilizar o php.ini-recommended pois tem as configurações padrão otimizadas.

Copie o seu arquivo ini preferido para um diretório que o PHP possa encontrar e renomei para php.ini.
O PHP procura pelo arquivo php.ini nas localidades:
  • Local específico do módulo SAPI (diretiva PHPIniDir no Apache 2, -c opção de linha de comando quando CGI e CLI, parâmetro php_ini no NSAPI, variável de ambiente PHP_INI_PATH no THTTPD)
  • A variável de ambiênte PHPRC. Antes do PHP 5.2.0 isto era conferido depois da chave de registro mencionada abaixo.
  • A partir do PHP 5.2.0, os seguintes locais do registro são procurados em ordem: HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPx.y.zIniFilePath, HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPx.yIniFilePath and HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPxIniFilePath, where x, y e z significam as versôes do PHP maior, menor e release.
  • HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREPHPIniFilePath (Local no registro do Windows)
  • Diretório de trabalho atual (exceto CLI)
  • O diretório do servidor web (para módulo SAPI), ou diretório do PHP (caso contrário, no Windows)
  • Diretório do Windows (C:windows ou C:winnt) (para o Windows), ou ou a opção de tempo de compilação --with-config-file-path

Extensões:
Você precisará mudar a configuração extension_dir para apontar o diretório onde suas extensões estão guardadas, ou onde você colocou os arquivos php_*.dll. Por exemplo:

PHP4
extension_dir = C:phpextensions


PHP5
extension_dir = C:phpext


Configurando Apache
Existem duas maneiras de configurar o PHP para funcionar com Apache 2.0.x no Windows. Uma é usar o binário CGI e a outra é usar o DLL do módulo do Apache. Em ambos os casos você precisa editar o arquivo C:Arquivos de programasApache GroupApacheconfhttpd.conf para configurar o Apache para funcionar com o PHP e, então, reiniciar o servidor.

Instalando como um binário CGI
Você precisa inserir essas três linhas para o arquivo httpd.conf de configuração do Apache para configurar o binário CGI:

ScriptAlias /php/ "c:/php/"
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 4
Action application/x-httpd-php "/php/php.exe"


# Para o PHP 5
Action application/x-httpd-php "/php/php-cgi.exe"


Instalando como um módulo do Apache
Você precisa inserir essas duas linhas ao arquivo de configuração de Apache httpd.conf para configurar o módulo PHP para o Apache 2.0:

# Para o PHP 4  faça algo assim:
LoadModule php4_module "c:/php/php4apache2.dll"
# Não esqueça de copiar o arquivo php4apache2.dll do diretório sapi para o principal do PHP!
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 5 faça algo assim:
LoadModule php5_module "c:/php/php5apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php

# configure o caminho para o arquivo php.ini
PHPIniDir "C:/php"


Nota:  Lembre-se de substituir o caminho c:/php/ para o caminho onde você instalou o PHP na sua máquina. Tome o cuidade de usar ou php4apache2.dll ou php5apache2.dll na sua diretiva LoadModule e não php4apache.dll ou php5apache.dll já que essas últimas são feitas para rodar com o Apache 1.3.x.

Nota: Atualizar uma versão instalado do PHP  Edições anteriores do manual sugeriam mover vários arquivo ini e DLL para o seu diretório SYSTEM (ex.: C:WINDOWS) e,  embora isso simplifique o processo de instalação, torna a atualização difícil.  Aconselhamos que você remova esses arquivos (como php.ini e DLLs relacionadas ao  PHP da pasta SYSTEM do Windows) antes de continuar com uma instalação nova do PHP.

Fonte de referência:http://www.php.net/manual/pt_BR/

DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários