Instalando o Windows Vista de forma limpa

Você pode realizar o seguinte procedimento ao fazer uma instalação limpa de uma versão de 32 ou 64 bits do Windows Vista. Quando você faz uma instalação limpa, a versão existente do Windows, incluindo todos os arquivos, as configurações e os programas são substituídos automaticamente

Por | @jonathanlamimkt Windows
Você pode realizar o seguinte procedimento ao fazer uma instalação limpa de uma versão de 32 ou 64 bits do Windows Vista.

Quando você faz uma instalação limpa, a versão existente do Windows, incluindo todos os arquivos, as configurações e os programas são substituídos automaticamente. É possível fazer backup dos arquivos e das configurações; no entanto, é necessário reinstalar os programas e restaurar o backup dos arquivos quando a instalação for concluída. Para informações sobre como restaurar seus arquivos após uma instalação limpa, acesse Como restaurar seus arquivos pessoais após uma instalação personalizada online.

Execute uma instalação limpa se não houver sistema operacional instalado no computador; ou se você desejar excluir o atual sistema operacional e substituí-lo pelo Windows Vista; ou se desejar particionar o disco rígido e instalar o Windows Vista em uma partição específica.

Antes de instalar o Windows, verifique a compatibilidade de hardware. Acesse o Supervisor de Atualização do Windows Vista, no site da Microsoft. Como alternativa, você pode executar o Supervisor de Atualização do Windows Vista durante a instalação, clicando em Verificar a compatibilidade online na página Instalar o Windows. Se você iniciar a instalação do disco de instalação, esse link para o Supervisor de Atualização do Windows Vista não será exibido na página Instalar o Windows.

Observação: Você não pode instalar uma cópia de atualização do Windows Vista em uma partição, a menos que uma cópia do Windows 2000 ou do Windows XP já esteja instalada nessa partição. Dependendo da versão, se você está atualizando do ou para o Windows, será necessário executar uma instalação limpa.

Passo 1:
Ligue o computador, insira o disco de instalação do Windows na unidade de DVD ou CD do computador e siga um destes procedimentos:

  • Se já houver um sistema operacional instalado no computador e você não desejar criar, estender, excluir ou formatar as partições, vá para a etapa 2.
  • Se não houver um sistema operacional instalado no computador ou se você desejar criar, estender, excluir ou formatar as partições, será necessário reiniciar o computador com o disco de instalação inserido na unidade de CD ou DVD. Isso levará o computador a iniciar (ou "inicializar") a partir do CD ou DVD de instalação. Se for solicitado que você pressione uma tecla para inicializar do DVD ou CD, pressione qualquer tecla. Se a página Instalar o Windows for exibida, vá para a etapa 2.

Se a página Instalar o Windows não for exibida e não for solicitado que você pressione uma tecla para iniciar do DVD ou CD, talvez seja necessário configurar o computador para usar a unidade de DVD ou CD como dispositivo de inicialização. Isso significa que é necessário definir a unidade de CD ou DVD como o primeiro dispositivo de inicialização no BIOS (sistema básico de entrada/saída). Para aprender a fazer isso, consulte Iniciar o Windows de um CD ou DVD.

Depois de selecionar a unidade de DVD ou CD como o dispositivo de inicialização, reinicie o computador e inicie o Windows do DVD ou CD de instalação, como descrito anteriormente.

Passo 2:
Na página Instalar o Windows, siga as instruções exibidas e clique em Instalar agora.

Passo 3:
Na página Obtenha atualizações importantes para a instalação, recomendamos obter as atualizações mais recentes para ajudar a garantir uma instalação bem-sucedida e a proteger o computador contra ameaças de segurança. É preciso ter uma conexão com a Internet para obter as atualizações para a instalação.

Passo 4:
Na página Digite a chave do produto (Product Key) para ativação, é altamente recomendável digitar a chave do produto (Product Key) de 25 caracteres para ajudar a evitar problemas durante a ativação.

Observação: Se você já tiver uma cópia de atualização de uma versão de 32 bits do Windows Vista, você verá uma mensagem pedindo para iniciar o computador e iniciar a instalação do Windows de dentro do sistema operacional existente.

Passo 5:
Na página Leia os termos da licença, se você aceitar os termos, clique em Aceito os termos da licença.

Passo 6:
Na página Que tipo de instalação você deseja?, clique em Personalizada.

Observação: Depois de clicar em Personalizada, se você tiver uma cópia de atualização de uma versão de 64 bits do Windows Vista e não possuir uma versão do Windows que pode ser atualizada, a instalação não poderá continuar. Será preciso instalar uma cópia do Windows 2000 ou do Windows XP para continuar com esse método de instalação.

Passo 7:
Na página Onde deseja instalar o Windows?, selecione onde deseja instalar o Windows.

  • Se você não particionar o disco rígido, clique em Avançar. A instalação começará automaticamente. Poderá ser exibido um relatório de compatibilidade listando que drivers de software e programas não vão funcionar após a instalação. Você pode solucionar todos os problemas após concluir a instalação.
  • Se já houver uma partição criada e caso você deseje ter mais de um sistema operacional no mesmo computador, é possível instalar o Windows em uma partição específica. (Esse recurso é chamado de configuração de inicialização dupla (dual-boot) ou inicialização múltipla.) Se fizer isso, verifique se o Windows está sendo instalado em uma outra partição, diferente daquela onde está instalada a atual versão do Windows. Para instalar o Windows em uma partição já existente, selecione a partição que você deseja usar e clique em Avançar para iniciar a instalação. Pode ser exibido um relatório de compatibilidade.
  • Se desejar criar, estender, excluir ou formatar uma partição, você precisa iniciar o Windows do DVD ou CD de instalação. Caso você não tenha iniciado o processo de instalação dessa forma, siga as instruções para inicializar o Windows do DVD ou CD de instalação mostrado na primeira etapa deste procedimento e siga as instruções das telas. Na página Onde deseja instalar o Windows?, clique em Opções de unidade (avançadas), clique na opção desejada e siga as instruções. Clique em Avançar para iniciar a instalação. Pode ser exibido um relatório de compatibilidade.

Passo 8:
Siga as instruções.

Observação: Certifique-se de habilitar o antivírus já existente, ou instalar um novo, após concluir a instalação.

Este post tem como base informações fornecidas pela Microsoft.

Mais sobre: windows, vista, microsoft
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários