Curso Básico de C# - Parte 15 - ListBox

Aprenda a usar o controle ListBox! Este componente auxilia o usuário com opções pré-definidas a um clique do mouse. Usando o projeto Controles do artigo anterior, onde temos o formulário de nome frmPrimeiroFormulario, vamos abrir a ToolBox onde encontramos o controle chamado ListBox.

Curso Básico de C# - Parte 15 - ListBox

Usando o projeto Controles do artigo anterior, onde temos o formulário de nome "frmPrimeiroFormulario", vamos abrir a "ToolBox" onde encontramos o controle chamado "ListBox".



Basta arrastá-lo segurando-o com o mouse. E você terá um novo controle no formulário como mostra a figura abaixo.

Selecionando este controle vemos que a janela de propriedades se re-configura e podemos mudar suas configurações, veja, aqui temos:

Name, é o nome do controle, nome que usaremos para referenciá-lo quando estivermos codificando. Aqui chamei de lstEnderecos.

BackColor é a cor de fundo do formulário, ou a cor da parede, e ForeColor a cor das fonte ou das palavras que aqui escreveremos.

DataSource, se temos uma fonte de dados como uma DataTable, podemos usar aqui.

DisplayMember, se usarmos a propriedade DataSource, como sugerido acima com um DataTable, teremos várias colunas na tabela, então definimos qual das colunas será a informação que o usuário irá enxergar.

ValueMember, como a DisplayMember define qual informação o usuário ve, aqui definimos qual informação é útil ao sistema, por exemplo o IdUsuario. Ou seja o valor que aquela informação representa para o sistema.

Dock, define se queremos o componente literalmente grudado em um ou mais cantos.

Enabled, define se este controle esta habilitado ou não, ou seja, se o usuário pode usá-lo ou não.


Location, define a posição Top (distância do controle em relação a margen superior do formulário) e a posição Left (distância do controle em relação a margen esquerda do formulário)

Items, lista de valores que o controle disponibiliza ao usuário para seleção.

Size, define a largura e a altura do controle.

MultiColumn, se precisarmos separar as informações em mais de uma coluna, bem semelhante a uma grid! (veremos a grid mais a frente)

SelectionMode, aqui definimos se a lista permitirá escolher um ou mais itens de uma só vez.



Veja como é fácil alimentar a lista de itens deste controle, na propriedade Items, ao lado da palavra (Collection), clique nos três pontos a direita.



Será aberto um editor para gerar uma coleção de strings possibilitando a criação de uma lista, veja.



Assim configurada a ListBox oferece ao usuário uma lista de opções que onde ele pode escolher entre os valores predefinidos.



Veja mais um exemplo abaixo.



Neste artigo vimos o controle ListBox e suas propriedades usando a linguagem C# vou deixar aberto a idéias e dúvidas através do e-mail: [email protected]

No próximo artigo iremos aprender sobre o controle ToolTip.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

MacBook Air M1 Review: O melhor notebook para trabalhar?
Notebooks

MacBook Air M1 Review: O melhor notebook para trabalhar?

Lançado no final de 2020, esse computador vem sendo muito falado ao longo dos últimos meses por trazer novos chips feitos pela própria Apple, que está dando adeus à Intel. Eu usei e conto tudo que descobri.

Asp .Net - JavaScriptSerializer: JSON em C#
Programação

Asp .Net - JavaScriptSerializer: JSON em C#

JavaScriptSerializer é uma classe responsável por serialização de outras classes para a linguagem que o javascript entende, JSON. Esta é a mesma utilizada internamente pela camada de comunicação assíncrona do Asp .Net para serializar e desserializar os dados passados entre o navegador e o servidor Web.

A Escolha do C# e o que é FrameWork
Programação

A Escolha do C# e o que é FrameWork

O C# é uma solução poderosa, produtiva e fácil de usar. Veja o porque de escolher a linguagem da MS. E também saiba o que é FrameWork.