Usando o projeto Controles do artigo anterior, onde temos o formulário de nome "frmPrimeiroFormulario", vamos abrir a "ToolBox" onde encontramos o controle chamado "ListBox".



Basta arrastá-lo segurando-o com o mouse. E você terá um novo controle no formulário como mostra a figura abaixo.

Selecionando este controle vemos que a janela de propriedades se re-configura e podemos mudar suas configurações, veja, aqui temos:

Name, é o nome do controle, nome que usaremos para referenciá-lo quando estivermos codificando. Aqui chamei de lstEnderecos.

BackColor é a cor de fundo do formulário, ou a cor da parede, e ForeColor a cor das fonte ou das palavras que aqui escreveremos.

DataSource, se temos uma fonte de dados como uma DataTable, podemos usar aqui.

DisplayMember, se usarmos a propriedade DataSource, como sugerido acima com um DataTable, teremos várias colunas na tabela, então definimos qual das colunas será a informação que o usuário irá enxergar.

ValueMember, como a DisplayMember define qual informação o usuário ve, aqui definimos qual informação é útil ao sistema, por exemplo o IdUsuario. Ou seja o valor que aquela informação representa para o sistema.

Dock, define se queremos o componente literalmente grudado em um ou mais cantos.

Enabled, define se este controle esta habilitado ou não, ou seja, se o usuário pode usá-lo ou não.


Location, define a posição Top (distância do controle em relação a margen superior do formulário) e a posição Left (distância do controle em relação a margen esquerda do formulário)

Items, lista de valores que o controle disponibiliza ao usuário para seleção.

Size, define a largura e a altura do controle.

MultiColumn, se precisarmos separar as informações em mais de uma coluna, bem semelhante a uma grid! (veremos a grid mais a frente)

SelectionMode, aqui definimos se a lista permitirá escolher um ou mais itens de uma só vez.



Veja como é fácil alimentar a lista de itens deste controle, na propriedade Items, ao lado da palavra (Collection), clique nos três pontos a direita.



Será aberto um editor para gerar uma coleção de strings possibilitando a criação de uma lista, veja.



Assim configurada a ListBox oferece ao usuário uma lista de opções que onde ele pode escolher entre os valores predefinidos.



Veja mais um exemplo abaixo.



Neste artigo vimos o controle ListBox e suas propriedades usando a linguagem C# vou deixar aberto a idéias e dúvidas através do e-mail: [email protected]

No próximo artigo iremos aprender sobre o controle ToolTip.