Esqueci a senha do Root... e agora?!?!?

Este artigo é para aqueles esquecidos, que acabam perdendo a senha do Root dos sistemas linux, e acham que o mundo acabou por ali... mas nao se preocupem, existe luz no fim do túnel!

Por | @oficinadanet Softwares
Olá pessoal, como vão?

Este não é exatamente um artigo, mas sim uma resoluçãozinha de um grande problema para os usuários do linux, a perca de uma senha de usuário como o root. Para os newbies, (Usuarios Novatos), o usuário root é aquele que comanda as principais funções do sistema, como complilar e instalar programas, rodar arquivos de configuração, recompilar o kernel, etc.

Com a euforia de instalar o meu primeiro sistema linux, na época um SuSE Linux OSS 8, kernel 2.4.16, coloquei uma senha qualquer no root e "meti bala", depois da instalação, um sistema lindísimo, rodando o kde e tudo... :-) , mas sem a senha do Root. E o que fazer nessa hora? Pegar os cd's na gaveta e formatar novamente? Pendurar-se com uma corda no pescoço??? NÃO!!!

Então chega de Prosopopéias flacidas para acalentar os bovinos (Conversa pra boi dormir) e vamos lá!

O método a seguir funcionou comigo no Slack, SuSE e Fedora, mas deve funcionar também em outras distros...

Você pode logar usando o modo usuário simples criar uma nova senha do root.
Para entrar no modo usuário simples, reinicie seu computador. Se você usar o carregador de boot padrão, GRUB, você pode entrar no modo único usuário executando o seguinte comando:

No menu do carregador do boot, pressione a tecla [e] para entrar e editar o modo.
Você verá uma lista da entrada do carregador. Procure a linha que for semelhante a linha abaixo:


kernel /vmlinuz-2.4.18-0.4 ro root=/dev/hda2



Pressione a tecla [e] novamente para poder editar.
Pressione [barra de espaço] uma vez para adicionar um espaço em branco, adicione então a palavra single para poder dizer ao GRUB para carregar no modo usuário simples.
Pressione [Enter] para fazer a mudança concluir com êxito.
Você será levado a tela anterior da tela de modo de edição. Nesta tela, pressione para o GRUB carregar o modo usuário simples.
Após carregar, aparecerá uma tela de ambiente shell similar a seguinte:


sh-2.05#



Agora você pode mudar a senha do root digitando:


sh-2.05# passwd root



Será necessário que você redigite a senha para a verificação. Após isto senha estará mudada. Você pode então recarregar o sistema digitando reboot no shell, então poderá logar como root normalmente.

Espero ter ajudado e até a próxima!!!

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo