Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Aprenda a usar o controle FORM para começar a fazer aplicações com interface para usuário mais visuais!

Por | @oficinadanet Programação
Antes de começar é importante entendermos o que o visual studio tem para nos ajudar. Você pode observar a figura abaixo que se chama "Start Page".

Nesta figura temos ao lado direito uma caixa onde ficam o "Solution Explorer", que nos mostra todos os itens adicionados ao projeto, e a "Properties" esta por sua vez nos mostra todas as propriedades do controle selecionado.

Ao lado esquerdo uma caixa onde esta escrito "Recent Project", como não foi criado nenhum projeto ainda esta caixa esta em branco, vamos então usar a opção "Create: Project..."

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Vamos escolher entre os templates do Visual C# na subdivisão Windows a opção "Windows Forms Application", definir o nome do projeto como "Controles" e clicar em "OK".

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Feito isso a "Solution Explorer" ao lado direito nos mostrará o projeto criado com apenas um formulário criado chamado Form1 por padrão, é nele que vamos trabalhar! E para isso basta clicar duas vezes em cima do Form1 para que ele se abra.

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Quando o Form1 estiver aberto click apenas uma vez em cima dele para que a janela "Properties" se carregue com suas propriedades, se você clicar duas vezes nele abrirá a janela de código, onde você codifica o formulário, mas não veremos isso agora. Vamos estudar a janela de propriedades.

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

A propriedade mais importante aqui é a "Name", que é propriemamente o nome que damos ao controle para utilizarmos via código!

A propriedade AcceptButton é onde denominamos qual o botão é o botão padrão, ou seja quando apertamos ENTER o botão especificado aqui é apertado automaticamente.

BackColor é a cor de fundo do formulário, ou a cor da parede, e ForeColor a cor das fonte ou das palavras que aqui escreveremos.

Também podemos usar a propriedade BackgroundImage para ler imagens do tipo GIF, JPG, BMP e PNG.

BackgroundImageLayout define como a figura será carregada no fundo do formulário, em modo título, em modo esticado, etc.

CancelButton é semelhante ao AcceptButton porém funciona quando a tecla ESC é pressionada.

ControlBox desativa os controles do formulário para maximizar, minimizar e fechar. Assim como a função de mover o formulári.

FormBorderStyle muda as configurações de visualização da caixa, se ela aparece com mais ou menos relevo, em formato 3D, ou ainda se é em formato fixo ou se o usuário pode mudar seu tamanho.

Icon é usado para definirmos um ícone para este formulário, aqui usei um ícone meu para personalizar o meu formulário, pode ser usado qualquer imagem do tipo ICO.

IsMdiContainer configura este formulário para que outros abram e sejam filhos dentro dele, ou seja vira um container.

MaximizeBox permite ou não ao usuário maximizar a caixa.

MinimizeBox permite ou não ao usuário minimizar a caixa.

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Opacity define quanto do formulário será transparente em porcetagem.

ShowIcon define se mostra o ícone escolhido ou não.

ShowInTaskbar define se este formulário será mostrada na barra de tarefas ao lado do botão iniciar do windows.

Size define a largura e a altura do formulário.

StartPosition define como o formulário será aberto, na última posição, centralizado, etc.

Text, texto que aparece na barra de título.

WindowState, define o modo como o formulário abrirá, maximizado, minimizado, etc.

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Vimos aqui que poucas alterações conseguimos fazer um formulário personalizado rapidamente!

Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Neste artigo vimos o controle Form e suas propriedades usando a linguagem C# vou deixar aberto a idéias e dúvidas através do e-mail: carlos.andrade@fcamara.com.br.

No próximo artigo iremos aprender sobre o controle Button.

Criado e Redigido e revisado por:
Carlos Andrade MCTS Web Applications e sócio-coordenador de projetos na F|Camara com experiência em desenvolvimento de software hoje atua com equipes utilizando o.Net Framework.
Curso Básico de C# - Parte 10 - Forms

Mais sobre: c# csharp form
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo