Doctypes

Aprenda a usar o doctype correto

Por | @oficinadanet Programação
Você acabou de construir o seu site inteirinho no bloco de notas, o código está todo uma beleza, lindo de se ver, as tags estão todas aninhadas corretamente, mas você vai fazer um teste no seu browser e a página não fica como você queria, e agora? Meu deus, não precisa sair arrancando os cabelos ou enviando e-mails desesperadamente para aquele seu amigo me manja bastante de HTML, você pode ter simplesmente esquecido de colocar um DOCTYPE válido na sua página.

Mas a troco de que eu vou usar isso na minha página?

De acordo com as especificações do W3C, um DOCTYPE informa ao validador qual é a versã do HTML, ou XHTML, que está sendo usada, e deve constar no topo de cada página. Eles são elementos essenciais na construção de uma página dentro dos padrões. O (x)HTML e o CSS do seu site não será válido sem eles. Eles também são essenciais para uma correta renderização da sua página. e você omitir o DOCTYPE, ou usar um inválido, o browser vai renderizá-lo em "Quirks Mode”, onde o Browser pensa que você escreveu seu HTML de forma antiquada e inválida. Vamos dizer que os padrões do fim da década de 90. Mas se você escolher um DOCTYPE válido, ele ira funcionar em "Standards Compliance Mode", ou seja, modo de concordância com os padrões.

Lista de DOCTYPES

HTML 4.01 Strict, Transitional, Frameset


"http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">


"http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">



XHTML 1.0 Strict, Transitional, Frameset


"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">


"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">


"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">


XHTML 1.1 DTD


"http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">


Diferenças entre Strict, Transitional, Frameset

Strict

Escolhendo um DOCTYPE Strict quer dizer que seu código está seguindo á risca os padrões, sem nenhum tipo de erro de validação.

Transitional

Escolhendo um DOCTYPE Transitional é quando você está fazendo uma transição de uma forma antiga de marcação para uma mais moderna.

Frameset

Escolhendo um DOCTYPE Frameset é para quando você usa Frames em sua página.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo