Curso Básico de C# - Parte 6 - Repetição FOR

Laço de repetição FOR. Neste sexto artigo continuaremos a ver sobre laços de repetição, os quais são utilizados para repetir um bloco de execução até que uma determina condição seja verdadeira ou uma quantidade de vezes seja satisfeita.

Por | @oficinadanet Programação
Neste sexto artigo continuaremos a ver sobre laços de repetição, os quais são utilizados para repetir um bloco de execução até que uma determina condição seja verdadeira ou uma quantidade de vezes seja satisfeita.

O comando FOR é utilizado quando sabemos o número de vezes que um bloco deve se repetir, para que seja concluída uma condição.

Exemplo:

for(int a = 0; a < 20; a++)
{
    Console.WriteLine(a.ToString());
}


No exemplo acima declaramos uma variável “a” que inicializa seu valor em “0” e efetuará a execução do bloco até que o valor da variável alcance o valor solicitado (a<20).

Caso seja necessário a declaração e inicialização de mais de uma variável, às dividimos por vírgulas, como mostra o exemplo abaixo:
for(int a = 0, b = 1; ((a < 10) && (b < 10)); a++,b++)
{
    Console.WriteLine(“O valor de a é: “ + a.ToString());
    Console.WriteLine(“O valor de b é: ” + b.ToString());
}


Podemos efetuar a declaração da variável fora do laço.

Exemplo:
int a;
for (a = 0; a < 10; a++)
{
    Console.WriteLine(a.ToString());
}


Declarando a variável fora do laço podemos exibi-la fora, exibindo-a fora do laço de repetição será exibido somente o valor final.
  
Conclusão!
Este é o sexto de uma série de artigos para iniciantes da linguagem C# deixando aberto a idéias e dúvidas através do e-mail: carlos.andrade@fcamara.com.br

No próximo artigo iremos aprender sobre como utilizar os comandos CONTINUE e BREAK.

Carlos Eduardo de Andrade, MCTS Web Applications e sócio-consultor da F|Camara, estuda além da evolução técnica, também a evolução humana.Já trabalhou em muitos projetos e hoje atua como consultor e gerente de projetos.

Mais sobre: C# curso c#
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo