Curso Básico de C# - Parte 5 - Repetição - While Do/while

Laços de repetição WHILE e DO/WHILE. Neste quinto artigo veremos sobre laços de repetição, os quais são utilizados para repetir um bloco de execução até que uma determina condição seja verdadeira ou uma quantidade de vezes seja satisfeita.

Por | @oficinadanet Programação
Neste quinto artigo veremos sobre laços de repetição, os quais são utilizados para repetir um bloco de execução até que uma determina condição seja verdadeira ou uma quantidade de vezes seja satisfeita.

Começaremos pelo comando WHILE, que é usado quando não sabemos quantas vezes é necessário repetir um bloco para que obtenhamos uma condição verdadeira, essa condição de retorno deve ser booleana.

Exemplo:
int numero = 0;

while (numero  <  1500)
{
    numero += 10;
    Console.WriteLine (“Valor de número é: “ +numero);
}

    
O Visual Studio verifica o valor da variável e o valor a se alcançar que em nosso caso é 1500, assim efetua a soma de 10 em 10 até que o valor da variável iguale o valor da condição 1500, quando isso acontecer a condição torna-se falsa finalizando o laço de repetição

Se a instrução “Console.WriteLine” estiver dentro do bloco será demonstrado cada número somado, caso esteja fora do bloco de execução, será mostrado somente o valor final de 1500.
int numero = 1510;
while (numero  <  1500)
{
    numero += 10;
    Console.WriteLine (“Valor de número é: “ +numero);
}

    
No exemplo acima o valor da variável é maior do que o valor da condição, neste caso o Visual Studio não efetua a execução deste bloco.

Do/While


O comando DO/WHILE tem o mesmo funcionamento que o comando WHILE, tendo como única diferença que mesmo que a variável tenha um valor maior do que o valor da condição, ele será executado ao menos uma vez.

Exemplo:
int num = 10;
do
{
    num += 5;
    Console.WriteLine("valor de número é: " + num);
}
while (num > 100);

    
No exemplo acima será efetuado a soma do número 5, mesmo que a condição num>100 seja falsa.
Podemos testar o processo invertendo a condição.

Exemplo:
int num = 10;
do
{
    num += 5;
    Console.WriteLine("valor de número é: " + num);
}
while (num < 100);

    
No exemplo acima a condição DO/WHILE assume o mesmo funcionamento do WHILE, efetua a soma do número 5 acumulando o valor até chegar ao número 100.

Este é o quinto de uma série de artigos para iniciantes da linguagem C# deixando aberto a idéias e dúvidas através do e-mail: carlos.andrade@fcamara.com.br

No próximo artigo iremos aprender sobre laço de repetição FOR.

Carlos Eduardo de Andrade, MCTS Web Applications e sócio-consultor da F|Camara, estuda além da evolução técnica, também a evolução humana.Já trabalhou em muitos projetos e hoje atua como consultor e gerente de projetos.

Mais sobre: C# curso c#
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo