Fundamentos do Design - Parte 03 - Grades e Tipos

Olá gente, tudo bem? Cá estou eu mais uma vez para terminar por enquanto o assunto: Fundamentos do Design. Hoje irei mostrar o que são Grade e Tipos (fontes).

Por | @DanielPaulinoS Softwares
Fundamentos do Design - Parte 03 - Grades e Tipos

GRADES

Falando em termos mais técnicos a grades nada mais são do que uma estrutura e linhas paralelas e/ou cruzadas que lhe proporcionam um modo sistemático de posicionamento de objetos.

Quando estamos na área do design falamos praticamente em 3 tipos de grades que podemos trabalhar facilmente: Coluna única, Várias colunas e Modular.

Coluna única – Todos conhecem este tipo de grade pois é o mais utilizado para design de livros.
Várias colunas – Como a anterior esta também é bastante conhecida pois é a que mais se adequada a criação de jornais, pôsteres, panfleto entre outros.
Modular – o único formato que permite uma combinação quase infinita de design pois se trata de uma grade com números pares de linhas e colunas.

Fundamentos do Design - Parte 03 - Grades e Tipos


TIPOS (FONTES)

Os tipos ou fontes como preferir chamar nada mais são do que, o conjunto de caracteres e eles podem com certeza ser a causa de um grande sucesso na arte como arruinar seu trabalho se a escolha for mal feita.
Tipo muito pequeno, muito elaborado ou vice-versa pode causar uma concorrência entre elementos na mesma página e os leitores podem simplesmente achar que não vale a pena ler o conteúdo.
Com base na presença ou não se SERIFAS (pequenos traços na parte inferior ou superior das linhas que formas as letras) os tipos são classificados e embora existam milhares a grande maioria pertence a um dos seis grupos abaixo:
  • Oldstyle
  • Slab Serif
  • Script
  • Modern
  • San Serif
  • Decorative

Para o bom trabalho e uma arte de sucesso escolha o tipo legível e apropriado para o público alvo e sucesso.

Boa sorte a todos e até a próxima.

Mais sobre: design, fundamentos, tutorial
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários