O evoluir da internet e os desenvolvedores

Desenvolver para a internet pode não ser um trabalho fácil. Com o passar do tempo a internet vem em constante evolução, e com a evolução vieram novos critérios e novos rumos para a web. Viver de internet não tem sido fácil para as agências e freelancers iniciantes.

Por | @nmuller99 Programação
Desenvolver para a internet pode não ser um trabalho fácil. Com o passar do tempo a internet vem em constante evolução, e com a evolução vieram novos critérios e novos rumos para a web. Viver de internet não tem sido fácil para as agências e freelancers iniciantes.

O desenvolvimento web teve que passar por processos de aprendizado para seguir a tão crescente evolução da internet. Milhares de sites e blogs são diariamente publicados, novos atrativos tem feito a indústria do software literalmente pirar.

O evoluir da internet e os desenvolvedores

Ao inicio da internet, nada era diferente do HTML, imagens em um site então eram aperfeiçoamentos para poucos, a velocidade da internet era tão pouca que não havia condições de adicionar um vídeo, por exemplo, a um site. A internet evoluiu, venho a banda larga com seus iniciais Kbps, e recentemente os Mbps surgiram trazendo consigo as ferramentas de hospedagem de vídeos, que até então sequer eram utilizadas.

Animações utilizando flash ou Java script hoje fazem parte de qualquer site que tenha surgido recentemente.  Foram tantas mudanças que hoje contamos com uma vasta gama de aplicativos para a internet, que vão desde o primórdio buscador, até ferramentas de edição de imagem gratuitas.

Toda esta evolução tem feito com que os profissionais e agencias de internet devam evoluir, alguns param no tempo, outros estão a frente de seu tempo trazendo consigo a evolução. Pense há três anos, o Youtube estava surgindo para o mundo, e você talvez nem soubesse o que era Ruby on rails (talvez até hoje não saiba) e não é sua culpa. É de nosso instinto manter e utilizar aquilo no qual estamos habituados, você apega-se tanto a um determinado método de desenvolvimento e acaba achando que ele é o melhor que existe e nada mudará isto. Mas como nem tudo é assim, novas tecnologias vêm para melhorar a nossa vida e torná-la mais simples.

Agora me diga, você parou para pensar no que tem feito pelos últimos 3 a 5 anos? Analisou o quanto sua vida mudou, o que foi que você evoluiu? Pense e veja se não é hora de recomeçar a evolução.

Viver de internet tem sido difícil para os iniciantes. Chegar a um bom patamar requer tempo de experiência o que muitos contratantes requerem para pagar-lhe por um determinado serviço. O mercado de internet é vasto e sempre precisará de recursos humanos para desenvolvê-lo, porém, um forte número aponta que há poucos profissionais capacitados para exercerem a função, e por este motivo muitas vezes são frustrados por não terem o conhecimento o que os leva a desistir de um futuro no ramo. Uma dica que lhe dou é: não desista de seu futuro, permaneça no que gosta de fazer, tropece, caia, são com os tombos que você aprenderá a levantar-se.

Uma grande e boa notícia é que têm surgido muitas escolas de internet, em desenvolvimento, design, programação, e todas as áreas. Faça cursos, leia livros, estudar muito nunca é suficiente.

Mais sobre: tecnologia internet evolução
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo