O que é o PHP-GTK?

O GTK é um conjunto de bibliotecas, desenvolvido originalmente por Peter Mattis, Spencer Kimball e Josh MacDonald, cujo propósito é servir ao desenvolvedor como base para criar aplicações gráficas.

Por | @oficinadanet Programação

O que é o GTK ?


O GTK é um conjunto de bibliotecas, desenvolvido originalmente por Peter Mattis, Spencer Kimball e Josh MacDonald, cujo propósito é servir ao desenvolvedor como base para criar aplicações gráficas.

O GTK (GIMP ToolKit) foi originalmente desenvolvido para o GIMP (GNU Image Manipulation Program), o software para artes gráficas mais conhecido para Linux. Ele tem crescido muito desde o início do projeto e hoje é utilizado como parte central do Gnome, uma das interfaces gráficas e plataformas de desenvolvimento mais utilizadas para Linux. O GTK+ também tem sido portado para o BeOS e Win32, fazendo da linguagem a escolha perfeita para o desenvolvimento de aplicações gráficas livres ou comerciais, uma vez que é licenciado sob a GPL (General Public License).

O Gtk é um conjunto de ferramentas, composto de várias partes:
  • glib (G Library) - Esta biblioteca contém algumas rotinas de programação em C, provê a estrutura básica de programação, define alguns tipos de dados que são usados pelas camadas superiores.
  • gdk (GTK Drawing Kit) - Encapsula o Sistema de Janelas (X ou Windows) sob o Gtk. Contém as rotinas para desenho da interface e para reagir a eventos do mouse ou do teclado.
  • gtk (Gimp Toolkit) - Contém a biblioteca de componentes, que é uma série de controles como caixas de edição, listas, botões, entre outros, organizados em uma estrutura orientada a objetos.
  • pango - Biblioteca responsável por layout e renderização de texto internacionalizado. Forma o núcleo de manipulação de textos e fontes no Gtk2. Utiliza o padrão Unicode e suporta a maioria dos idiomas.


O que é o PHP-GTK?


O PHP-GTK foi criado em março de 2001, por Andrei Zmievski, um usbequistanês que vive e trabalha nos Estados Unidos. Assim como muitos projetos em software livre, este também começou com uma motivação inicial um pouco peculiar: "Fiz, porque queria ver se era possível", nas palavras do autor que se inspirou muito em outro projeto já existente, o PyGTK (ligação entre as linguagens entre Python e GTK). Andrei Zmievski esteve no Brasil em 2002, durante o III Fórum Internacional de Software Livre, onde fez algumas apresentações.

O PHP-GTK é uma "language binding", ou seja, é uma ligação entre duas linguagens já existentes, a linguagem PHP e a biblioteca GTK. Logo, o PHP-GTK é o próprio PHP, com mais recursos. Portanto, o livro abordará primeiro a linguagem mãe, O PHP, para depois abordar exemplos de utilização do PHP com o GTK. O PHP-GTK é a primeira extensão da linguagem PHP que permite escrever aplicações client-side com GUI (Graphical User Interface). Foi escrita, em parte, para provar que o PHP é uma linguagem completa e de grandes propósitos. O casamento do PHP com o GTK nos gera uma ferramenta independente de plataforma que roda tanto em ambientes Linux quanto Windows.

Utilizando PHP-GTK, você criará uma aplicação que possui conectividade com o servidor (banco de dados, acesso à arquivos etc.), como todos os outros programas escritos em PHP, mas que, pelo fato de rodar na máquina cliente, também tem total acesso aos recursos desta (executar aplicações, escrever arquivos e acessar dispositivos locais). Para tanto, o PHP-GTK precisa ser instalado em cada máquina-cliente que executará uma aplicação PHP-GTK.

Fonte: PHP-GTK Brasil

Mais sobre: php, gtk, php gtk
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar