Trabalhando em uma rede com diferentes Sistemas Operacionais

Se a sua emprea possui computadores com Windows, Linux e Mac OS X, não se preocupe, vamos ver como fazê-los falar uma mesma língua.

Trabalhando em uma rede com diferentes Sistemas Operacionais
À medida que sua pequena empresa cresce e para dar conta dessa demanda novos colaboradores são necessários, é provável que seja preciso adquirir mais computadores e assegurar que a rede de dados consiga abrigar a todos, conectando-os uns aos outros e assegurando acesso à Internet para todos.

Mas, a essa altura do campeonato, é muito provável que, por conta das necessidades do negócio ou ao longo do tempo diferentes sistemas operacionais acabaram entrando na dança. Assim, encontrar PCs com versões de Windows e de Linux, e até mesmo alguns Macs rodando o OS X Leopard não seria surpresa alguma.

Felizmente, esses três sistemas operacionais conseguem se comunicar e coexistir em uma rede. Usando acessórios para rede e ferramentas inclusas em cada um deles, saiba que todos poderão convider harmonicamente neste ambiente heterogêneo.

Conectando a rede


Sua primeira dúvida ao montar uma rede de escritório pode ser: “com ou sem fio?”. A não ser que você tenha sérias restrições de segurança, a resposta deveria ser: “os dois”.

Redes wireless são mais convenientes, permitindo que usuários de notebooks trabalhem em qualquer lugar do escritório. Conexões com fio são a melhor escolha para PCs fixos e impressoras, pois são mais rápidas, mais seguras e mais fáceis de se configurar – e deixam o máximo da banda sem fio disponível.

Antes de sair por aí e comprar o primeiro roteador wireless de 120 reais que encontrar, avalie com precisão quais são as suas necessidades de rede, além da topografia de seu escritório. Primeiro, a fiação da rede cabeada já está no lugar? Se sim, ela chega a locais em que você quer conectar computadores e outros aparelhos à rede, como impressoras?

Cabos padrão Ethernet são bem baratos. Para criar um ambiente organizado e profissional, no entanto e livre de problemas de instalação, é conveniente contar com o serviço de um técnico. Mas mesmo se seu orçamento estiver apertado, faz sentido pelo menos desenhar um mapa mostrando onde seus aparelhos conectados e sem fio estarão.

Toda essa fiação tem que acabar em algum lugar – e geralmente o destino final pode ser um quartinho, onde os cabos se ligam a um roteador Ethernet. O roteador faz uma série de trabalhos importantes: fornece endereço de IP local aos computadores de sua rede (necessário para a comunicação entre as máquinas); coordenar conexões entre os endereços privados e servidores na Internet; e bloquear conexões indesejadas com um firewall. O roteador também pode incorporar um ponto de acesso sem fio.

Fonte: PC WORLD/EUA

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Realme GT Master: Celular Premium da marca chega ao Brasil; confira preços e ficha
Celulares

Realme GT Master: Celular Premium da marca chega ao Brasil; confira preços e ficha

Lançado dia 19 de outubro de 2021 no Brasil, o Realme GT Master Edition chega para ser o carro-chefe de tecnologias da fabricante.

O que é Wireless e quais as diferenças entre redes A B G N AC AX?
Hardware

O que é Wireless e quais as diferenças entre redes A B G N AC AX?

Você já deve ter se deparado com o termo Wi-Fi em vários lugares, para tanto, nunca buscou realmente o seu significado. Portanto, vamos conhecer hoje o que realmente significa essa palavra, o seu funcionamento e também as diferenças desse tipo de rede.

Samsung anuncia SSDs capazes de comprimir 12TB em uma unidade de 4TB
Hardware

Samsung anuncia SSDs capazes de comprimir 12TB em uma unidade de 4TB

Samsung anuncia durante a 2020 Flash Memory Summit sua nova linha de SSDs inteligentes. Confira como os Computational Storage Drives irão mudar a forma como os dados são processados.