Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe

Instalando sistemas diversos utilizando apenas um HD

Por | @@fmelloti Hardware
Sim, é possível instalar diversos sistemas operacionais em um único HD, inclusive diversas versões do Windows ou Linux. Você pode estar se perguntando, qual necessidade disso? Eu diria depende exatamente da sua necessidade, além é claro, da segurança, travando um sistema você tem outro a disposição. Por isso, o importante, antes de tudo é:


1. Verificar Hardware/Drivers x sistemas operacionais:


a. Windows 9x/NT/ME/2000: Se você necessita ou simplesmente deseja trabalhar com versões 9x ou 2000, não é necessário mais que um micro equipado com Pentuim II ou K6 II 500 com 256 MB de memória;

b. Windows XP/Server 2003: Para instalação das versões XP ou Server 2003 (sim, é possível instalar um sistema operacional Server em um computador Desktop), para sua comodidade, é recomendando um mínimo de 512 MB de RAM e um processador acima de 700 MHz, para rodar com um bom desempenho;

c. Vista/Server 2008: O indicado para um bom desempenho é 3 GHz ou mais de processador e 2 GB de RAM;

d. Linux: Para uma instalação compatível com os itens b e c, acima, as distribuições indicadas seriam: Ubuntu, com ambiente desktop Gnome ou Big Linux, que utiliza ambiente gráfico KDE, projeto do brasileiro Bruno Gomes Araújo, que vem com Desktop 3-D habilitado por padrão;

e. OpenSolaris: Sistema operacional da Sun, com licença considerada livre pela OSI (Open Source Initiative). Mesma empresa responsável pelos projetos OpenOffice, Java, NetBeans, My SQL e outros.


2. Hard Disk (HD): Um IDE disco, com 80 GB seria o suficiente para instalar todos os sistemas operacionais.


3. Sistemas x Sistemas de Arquivos: Você pode definir o formato de sistema de arquivos de seu HD a partir do utilitário fdisk da Microsoft, ou utilizando um software especifico para isso (BootIT Next Generation, Ranish Partition Manager ou Partition Magic, recomendáveis), pois trabalham também com sistemas de arquivos Linux.


a. FAT 32: Suportado por Windows 9x, Windows 2000, Windows XP;

b. NTFS: Suportado Windows 2000, Windows XP, Servers e Vista.

c. Ext3: Suportado por Linux, Open Solaris.


4. Drivers e seriais: Tenha sempre em mãos, os drivers de sua placa mãe ou modem, extramente necessários para o funcionamento de seu computador. Certos dispositivos, por exemplo, não estão habilitados, nem possuem drivers atualizados para Windows Vista, como é o caso do modem USB ADSL D-Link 210. Explorando o CD de drivers é possível saber quais sistemas a placa suporta. Outra opção é buscar no site do fabricante. E lembre-se: Em caso de compra de um computador novo, exija sempre os drivers referentes aos seus dispositivos, inclusive o do sistema operacional embutido, você tem esse direito e evita possíveis problemas no futuro, como a perda do número serial, por exemplo.


5. Importante: Observe que os sistemas citados são alguns dos mais conhecidos do mercado, não sendo necessariamente os únicos. As configurações citadas acima, são as ideais ou próximas disso, não citarei aqui as mínimas, pois, realmente não são nada recomendáveis.


Definindo os sistemas



Windows 9x: Digamos que você tenha alguns jogos antigos como, por exemplo: Time Commando, Wolfstein 3D, Duke Nuken, Blood, Swat 2 ou 3, e de vez em quando dá aquela vontade de voltar ao passado, nesse caso aconselho a instalação do Windows 98, afim de evitar incompatibilidade com as versões mais recentes da Microsoft.
Sendo assim, ligue o computador e insira o CD de instalação do produto. Como o Windows 98 possuiu suporte a CD-ROM, aparecerá na tela o seguinte:


Instalando o Windows 98
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe


Escolha a opção 1, depois no prompt de comando digite: INSTALAR. Daí em diante, é só seguir corretamente todos os passos para instalação do SO.


Windows 2000 (Win2K): Essa versão conta com uma série de recursos novos em relação ao Windows NT, por exemplo, reconhecimento automaticamente de dispositivos USB, além é claro do Active Directory, foi a partir do Win2k que o serviço de diretório começou a ser utilizado. Essa instalação é interessante devido à leveza do sistema, a instalação diferenciada e para conhecer um pouco família NT da Microsoft.
Antes de iniciar a instalação, defina o formato de seu HD com um software apropriado. Se o computador é do tipo pessoal/doméstico, não há problema em escolher o sistema de arquivos FAT32, no entanto, se a intenção é maior segurança de dados, a opção ideal é NTFS (aproveite o momento e faça mais duas partições: uma para o próximo sistema Windows e outra para Linux).

Feito o passo anterior, insira o CD de instalação do Windows 2000 e escolha a opção “Nova instalação (avançada)”.


Tela de instalação do Win2K
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe

Windows XP, Servers 2003/2008, Vista: A escolha agora vai depender muito da sua máquina e suas necessidades. De modo geral, o XP é a melhor opção, é mais leve que o Vista e configurá-lo é fácil em relação às versões Servers.
A instalação pode ser realizada tanto em ambiente Windows, quanto no momento do Boot (necessário que Bios Setup, esteja configurado para isso).


Instalação via ambiente Windows
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe

Instalação método boot
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe


Linux: Há diversas distribuições, para diversos fins, tanto Gnome quanto KDE. Como o assunto é boot de sistemas, indico pela facilidade de instalação - e por serem muito completos - os seguintes sistemas: Ubuntu (Gnome) ou o Big Linux um ótimo trabalho criado pelo brasileiro Bruno Gonçalves Araújo, em ambiente gráfico KDE.

Área de trabalho Ubuntu
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe

Área de trabalho Big Linux
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe
Após a instalação, o computador irá iniciar, por padrão, através do gerenciador de boot Grub, tendo como primeira opção a distribuição Linux escolhida e logo abaixo as versões Windows,. Observe a figura abaixo:.


Grub, padrão de gerenciador de boot Linux para Ubuntu e Big Linux
Dual Boot, Trial Boot, Tetra Boot, você que sabe


PRONTO!!! VÁRIOS SISTEMAS EM UM SÓ HD!!!


Saiba mais sobre:

Big Linux: http://www.biglinux.com.br/

Ubuntu: ]http://www.ubuntu-br.org/

KDE: http://br.kde.org/

Gnome: http://br.gnome.org/

Windows:
http://www.microsoft.com/brasil/windows/

Sistemas operacionais:
http://www.oficinadanet.com.br/area/24/sistemas_operacionais/  

Mais sobre: sistema operacional, boot, software
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários