Chamando arquivo PHP por Java Script

Esta forma você pode ainda passar parâmetros a serem utilizados dentro do arquivo .php. É assim que a maioria dos widgets são criados, para facilitar a instalação dos códigos nos sites dos usuários que procuram widgets.

Por | @nmuller99 Programação

Uma utilidade pública em termos de programação é você poder invocar um arquivo no formato PHP através de Java Script. Esta forma você pode ainda passar parâmetros a serem utilizados dentro do arquivo .php. É assim que a maioria dos widgets são criados, para facilitar a instalação dos códigos nos sites dos usuários que procuram widgets.

Este formato requer que você utilize um chamado no header em PHP comunicando o browser que o formato de saída do PHP será em Java Script. Somente assim você obterá resultado. O arquivo também deve ser escrito em Java Script, ou seja, a cada linha que escrever você deve chamar a função document.write() do JS.

Veja abaixo um exemplo de arquivo em PHP para ser chamado via Java Script:

<?php
	header("Content-Type:text/javascript; charset=iso-8859-1");
?>
document.write('Olá mundo');

Este arquivo terá saída como document.write('Olá mundo'); Você pode observar a função header sendo invocada dentro do bloco de PHP, nela passamos o parâmetro Content-Type que indica qual o tipo de arquivo que será identificado pelo navegador, passamos também o charset (tipo de caracteres) que é iso-8859-1 aqui no Brasil. Muitos utilizam também o UTF-8, isto varia de acordo com suas necessidades e como foi montado os seus arquivos.

Se você chamar este arquivo em um HTML com o seguinte código:

<script type="text/javascript" src="arquivo.php"></script>

Ele terá saída como Olá mundo. Desta forma você pode fazer muitas coisas com o PHP, como por exemplo, passar um parâmetro para dentro do arquivo.php conforme abaixo:

<script type="text/javascript" src="arquivo.php?variavel=123"></script>

E no php você pode utilizar esta variável com o array $_GET, da seguinte forma:

<?php
	header("Content-Type:text/javascript; charset=iso-8859-1");
?>
document.write('<?=$_GET[ 'variavel' ]?>');

Assim você tem possibilidade de fazer diversas coisas com o Java Script. O PHP unido com o Java Script lhe abrem um vasto horizonte, se abra para as linguagens, pesquise, verás que existem muitas coisas ainda não descobertas por você que podem lhe ajudar no dia-a-dia.

Mais sobre: javascript, php, java script
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.