Freeware e Shareware, o que são?

freeware = Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties.

Por Programação Pular para comentários

Freeware


Software gratuito ou freeware ? qualquer programa de computador cuja utiliza??o n?o implica no pagamento de licen?as de uso ou royalties. Apesar de ser chamado de free (do ingl?s livre), este software n?o ? necessariamente software livre, pode n?o ter c?digo aberto e pode acompanhar licen?as restritivas, limitando o uso comercial, a redistribui??o n?o autorizada, a modifica??o n?o autorizada ou outros tipos de restri?es. O freeware diferencia-se do shareware em que o usu?rio deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Hist?ria
O termo freeware foi introduzido por Andrew Fluegelman quando desejava vender um programa chamado PC-Talk que havia criado mas n?o queria usar m?todos tradicionais de distribui??o por causa do custo. Fluegelman, na realidade, distribuiu o PC-Talk sob uma licen?a agora chamada de shareware: o uso atual do termo n?o ? necessariamente compat?vel com o conceito original.

Crit?rios de Defini??o
Um software ? gratuito ou freeware quando possui suas funcionalidades completas por tempo ilimitado sem custo monet?rio. A licen?a pode restringir o tipo de uso, como uso para fins n?o lucrativos, n?o comerciais, uso acad?mico, entre outros. Dessa forma a licen?a pode ser "gratuito para uso n?o comercial"

Deriva?es
Ap?s a dissemina??o das distribui?es como shareware, outros tipos de distribui?es com sufixo "-ware" surgiram, como adware, que denota softwares que possuem propagandas - que tamb?m podem ser shareware; ou outros como careware, solicitando que o usu?rio fa?a doa?es a alguma caridade, crippleware, software com recursos limitados e outras, como beerware, que requer que o usu?rio pague uma cerveja ao autor.

Shareware


Shareware ? um programa de computador disponibilizado gratuitamente, por?m com algum tipo de limita??o. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, ap?s o fim do qual o usu?rio ? requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware est? protegido por direitos autorais.
Esse tipo de distribui??o tem como objetivo comum divulgar o software, como os usu?rios podem test?-lo antes da aquisi??o.

Hist?ria
Em 1982, Andrew Fluegelman criou um programa chamado PC-Talk em que usou o termo freeware para descrev?-lo, ainda que essa distribui??o pioneira assemelha-se ao modelo atual de distribui??o de sharewares, diferente do freeware atual. Ap?s um curto per?odo de tempo, Bob Wallace produziu uma ferramenta de edi??o de texto chamada PC-Write e a chamou de shareware.

Durante os anos 80 e 90, com o advento das BBSs, programas shareware come?aram a ser distribu?dos amplamente por distribuidores que produziam cat?logos de at? milhares de programas shareware e sob dom?nio p?blico. Esses distribuidores, como o Public Software Library, prestavam servi?o a programadores que n?o tinham como atender a pedidos.

Com o surgimento e crescimento da Internet, a localiza??o e o download de programas foi extremamente simplificado, o que aumentou o volume de downloads. Por?m, surgiram meios muito eficientes de classificar e avaliar software atrav?s de sistemas de notas e coment?rios, como em blogs ou grandes sites: tornando-se f?cil localizar o melhor produto para uma tarefa ou localizar produtos de nicho. Assim pequenos produtores e programadores foram desencorajados a criar projetos pequenos ou de menor qualidade.

Cr?ticas
Quando o tempo limitado de uso gratuito acaba ou em situa?es normais de execu??o do programa, muitos sharewares exibem continuamente mensagens requerindo a aquisi??o do produto. Essas mensagens inc?modas fazem dos sharewwares alvo de cr?ticas. Al?m disso, a funcionalidade limitada de alguns sharewares causa frustra?es a usu?rios. Sharewares tamb?m possuem uma alta taixa de abandono por parte dos desenvolvedores: uma amostragem demonstrou que 76% dos projetos listados n?o recebiam mais atualiza?ese os projetos ativos tiveram apenas cerca de 0.5% dos downloads convertidos em aquisi?es. Os desenvolvedores tamb?m enfrentam a pirataria e destravamento de software.

Fonte: Wikip?dia

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Jonathan Lamim
Jonathan Lamim Empreendedor digital, ex-programador (decidi abandonar a carreira após 12 anos), especialista em marketing de conteúdo e agora atuando exclusivamente com Marketing Digital, em projetos de Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo para internet, além de escrever ebooks e criar cursos ligados ao marketing digital de um modo geral.
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