Como travar papel de parede no Windows XP

O Registro do Sistema é um banco de dados presente nos sistemas operacionais da família Windows.

Por | @oficinadanet Windows

Como travar papel de parede no Windows XPCerto dia trabalhando em uma escola de informática, deparei-me com um pedido do diretor da escola, que me solicitava o travamento de “Wallpaper” em todos os micros da escola.

No começo achei que seria uma solução até patética de tão simples, porem eu estava enganado.
Comecei a pesquisar na internet alguns softwares que me possibilitasse o travamento do tal papel de parede, contudo os softwares que faziam esse trabalho funcionavam perfeitamente, mas me deixavam com “a pulga atrás da orelha”, explico: eles conseguiam fazer esse trabalho acessando o registro de cada maquina o que eu como gerente de TI não poderia deixar passar livremente, pois isso poderia acarretar uma brecha na segurança, por que eu não tinha certeza ate que ponto tais softwares tinha modificado os registros.

A partir daí, pesquisei um pouco mais a fundo como os registros funcionavam, pois na época alguns assuntos não estavam escancarados na internet, como é o caso dos registros.

Descobri como eles funcionavam e a partir daí consegui travar o papel de parede sem a necessidade de um software terceiro para isso, aumentando assim minha confiança, pois eu sabia muito bem como estavam os registros.

Abaixo listei alguns passos de como deve ser feito as alterações, para quem deseja travar um papel de parede em uma empresa ou em casa mesmo.

  • 1. Iniciar / Executar: Regedit

  • 2. Vai abrir uma lista de opções vai abrindo as pastas conforme a ordem -> HKEY_CURRENT_USER ->Software-> Microsoft -> Windows -> Current -> Version -> Policies -> System

  • 3. Na opção Wallpaper coloca o caminho da onde se localiza oarquivo: Ex -> C:Windowslogo.jpg

  • 4. Na opção Wallpaper Style coloca 2

  • 5. Agora feche o regedit e reinicie o computador, e agora esse papel de parede estará fixo

Regedit o que é?

O Registro do Sistema é um banco de dados presente nos sistemas operacionais da família Windows. Sua função é concentrar todas as configurações necessárias ao sistema e aos aplicativos executados nele de modo a tornar sua administração mais fácil. Todas as configurações alteráveis no Painel de Controle, associações das extensões de arquivos e configuração de Hardware são armazenadas no registro do sistema.

O registro do sistema surgiu para unir em um único local todos os arquivos INI, utilizados para armazenar as configurações de cada programa como acontecia no Windows 3.11 e anteriores. Como ficavam espalhados pelos diretórios no disco, eram de difícil administração.

O sistema Windows acompanha um aplicativo que possibilita a edição dos dados contidos no registro do sistema, chamado RegEdit.

Há estruturas semelhantes em outros sistemas operacionais. No Linux e outros sistemas da família Unix existe no sistema de arquivos o diretório /etc/ que concentra boa parte dos arquivos de configuração utilizados pelo sistema operacional e suas ferramentas.

Algumas críticas são feitas ao conceito de registro do sistema no Windows. A primeira delas é que pequenas falhas no registro podem tornar todo o sistema inoperante, situação que muitas vezes só pode ser sanada com a reinstalação completa do mesmo. Reparos no registro são tarefas difíceis.

Outra crítica é que aplicativos sem programa de remoção, ou com programas de remoção incompletos podem deixar informações no registro mesmo depois da remoção. Isto faz o volume de dados dentro do registro cresça sem controle e acabe comprometendo o desempenho e até mesmo a estabilidade do sistema.

Fonte: CesarRomagnolo

 

Mais sobre: windows registro
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo