Sitemaps

Em geral, existem dois tipos de sitemaps. O primeiro tipo de sitemap é uma página HTML que relaciona as páginas do seu site - normalmente por seção - e ajuda os usuários a encontrar as informações de que precisam.

Por Programação Pular para comentários
Em geral, existem dois tipos de sitemaps. O primeiro tipo de sitemap ? uma p?gina HTML que relaciona as p?ginas do seu site - normalmente por se??o - e ajuda os usu?rios a encontrar as informa?es de que precisam.

Os Sitemaps XML - geralmente chamados de Sitemaps, com S mai?sculo - s?o uma forma de fornecer ao Google informa?es sobre o seu site. Esse ? o tipo de Sitemap sobre o qual falaremos neste artigo.

Resumidamente, um Sitemap ? uma lista das p?ginas do seu site. Criar e enviar um Sitemap ajuda a garantir que o Google tenha conhecimento de todas as p?ginas do seu site, incluindo URLs que n?o seriam normalmente encontrados atrav?s do processo normal de rastreamento do Google.

Os Sitemaps s?o especialmente ?teis se:
  • O seu site tiver conte?do din?mico.
  • O seu site tiver p?ginas que n?o podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento - por exemplo, p?ginas com conte?do em AJAX ou Flash.
  • O seu site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma p?gina para a outra, se seu site n?o estiver bem lincado, ser? dif?cil detect?-lo.
  • O seu site possuir um grande arquivo com p?ginas de conte?do que n?o est?o bem lincadas umas ?s outras ou que simplesmente n?o est?o lincadas.

Voc? tamb?m pode usar um Sitemap para fornecer ao Google mais informa?es sobre as suas p?ginas, incluindo:

  • Com que freq??ncia as p?ginas do seu site s?o alteradas. Por exemplo, voc? atualiza diariamente a sua p?gina de produtos, mas atualiza a p?gina "Quem somos" somente a cada dois ou tr?s meses.
  • A data da ?ltima modifica??o de cada p?gina.
  • A import?ncia relativa das p?ginas do seu site. Por exemplo, a p?gina inicial do seu site tem uma import?ncia relativa de 1,0, as p?ginas de categorias t?m uma import?ncia de 0,8, e as entradas de blogs individuais ou p?ginas de produtos t?m uma import?ncia de 0,5. Essa prioridade indica apenas a import?ncia de um determinado URL em rela??o a outros URLs no seu site e n?o afeta a classifica??o das suas p?ginas nos resultados de pesquisa.
  • Sitemaps fornecem informa?es adicionais sobre seu site ao Google, complementando nossos m?todos normais de rastreamento da web. Esperamos que eles nos ajudem a rastrear mais seu site de maneira mais r?pida, mas n?o podemos garantir que os URLs do seu Sitemap ser?o adicionados ao ?ndice do Google. Os sites nunca s?o penalizados por enviar Sitemaps.

O Google adere ao Protocolo do Sitemap 0.9 como definido por sitemaps.org. O Protocolo do Sitemap ? um dialeto do XML que resume informa?es relevantes do Sitemap para os rastreadores da web. Desse modo, os Sitemaps criados para o Google usando o Protocolo do Sitemap 0.9 s?o compat?veis com outros mecanismos de pesquisa que adotam os padr?es do sitemaps.org.

Embora um Sitemap padr?o funcione para a maioria dos sites, ? poss?vel criar e enviar Sitemaps especializados para determinados tipos de conte?do. Esses formatos de Sitemap s?o espec?ficos do Google e n?o s?o usados por outros mecanismos de pesquisa. Eles s?o uma boa maneira de dar ao Google informa?es detalhadas sobre tipos de conte?do espec?ficos. Por exemplo, os editores podem usar os Sitemaps de not?cias para dar ao Google informa?es que podem ser exibidas nos resultados de pesquisa do Google Not?cias, como data de publica??o, palavras-chave e s?mbolo de a??o. Os formatos de Sitemaps incluem:

  • Sitemaps de v?deo
  • Sitemaps m?veis
  • Sitemaps de not?cias
  • Sitemaps de pesquisa de c?digo
  • Sitemaps geogr?ficos

Fonte: Google Webmasters

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Jonathan Lamim
Jonathan Lamim Empreendedor digital, ex-programador (decidi abandonar a carreira após 12 anos), especialista em marketing de conteúdo e agora atuando exclusivamente com Marketing Digital, em projetos de Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo para internet, além de escrever ebooks e criar cursos ligados ao marketing digital de um modo geral.
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