Aproveitando melhor o poder de pesquisa do Google

Vamos ver neste artigo algumas formas para melhorarmos os resultados das pesquisas feitas no Google usando um pouco do seu poder de pesquisa.

Por | @jonathanlamimkt Programação
Aproveitando melhor o poder de pesquisa do Google

Vamos ver neste artigo algumas formas para melhorarmos os resultados das pesquisas feitas no Google usando um pouco do seu poder de pesquisa.

Igual ou similar
Para localizarmos sites com conteúdo igual o similar a outro site, basta usar a seguinte sintaxe:
related:www.oficinadanet.com.br

Calculadora
O Google também é capaz de fazer cálculos, para isso, basta usar a sintaxe mostrada abaixo e verificar o resultado. Você não obterá uma lista de sites mas sim o resultado da operação.
500*4+8=

Só no título
Com a sintaxe abaixo apresentada o Google fará buscas apenas nos títulos dos sites, usando as palavaras especificadas pelo usuário.
intitle:oficina da net

Buscar dentro de um site
Podemos buscar um conteúdo dentro de qualquer site, especificando o site e a palavra chave, e teremos um resultado apenas com links do respectivo site.
site:www.oficinadanet.com.br PHP

Com “mais” e “menos” é melhor
O Google não leva em conta certas palavras em suas buscas por serem demasiadamente comuns. Por exemplo: preposições, pronomes, artigos(definidos/indefinidos), etc. Mas sempre existe alguma ocasião em que se precise, então use o símbolo + antes da palavra e pronto, resolvido.
Da mesma forma, você pode usar o símbolo - pra filtrar palavras indesejadas. Por exemplo: sua busca está retornando vários links com anúncios do Mercado Livre e você não está querendo comprar nada, use -mercado.

Filtros
Clicando em Pesquisa Avançada(Advanced Search), o Google oferece uma série de controles adicionais para refinar as pesquisas: por idioma, por formato de arquivo, por data, sem conteúdo adulto (SafeSearch), todas as palavras, frase exata, com alguma das palavras e sem elas, etc. E mesmo na caixa de pesquisa da página principal pode-se usar todas as opções avançadas usando simplesmente as aspas. Por exemplo, "Aprendendo a pensar" - preços, listará as páginas que contenham esta frase inteira menos a palavra preço.

A toda cor
O Google tem um buscador de imagens muito bom. Digite a palavra e clique em Imagens logo acima da caixa de busca e voilá, todas as imagens relacionadas a esta palavra aparecerão. Usando a Pesquisa Avançada de Imagens você poderá escolher ainda o tamanho, o tipo, etc

Tradução
O Google também tem um bom tradutor para aquele momento onde você quer saber, no mínimo, o que aquela matéria de um site da Gringolândia está dizendo. É só clicar, na base da página ou na lateral da caixa de busca, em Ferramentas de Idioma(Language Tools).

Proteção contra links adultos
Se tem crianças em casa ou necessita fazer uma busca no serviço sem expor material inconveniente frente à chefe "gostosona", use as Preferências e o Filtro SafeSearch. Não é perfeito, mas é melhor do que nada.

Mais sobre: google pesquisa
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo