SWFObject

Usar o SWFObject é muito simples e fácil de ser instalado. Com um pouco de conhecimento em Javascript e HTML você consegue fazer a instalação desta api.

Por | @nmuller99 Programação

Usar o SWFObject é muito simples e fácil de ser instalado. Com um pouco de conhecimento em Javascript e HTML você consegue fazer a instalação desta api. O download do SWFObject pode ser feito pelo Google Code.

A partir de um tempo para cá o Internet explorer como alguns outros browsers estão limitando a visualização dos flashes com o uso da tag e do HTML, portanto com o SWFObject o flash funcionará perfeitamente em seu site, pois ele é escrito em Javascript. Pois bem, vamos ao código básico do SWFObject:

<script type="text/javascript" src="swfobject.js"></script>
<div id="flashcontent">
  Este texto será trocado pelo flash
</div>
<script type="text/javascript">
  var so = new SWFObject("movie.swf", "mymovie", "400", "200", "8", "#336699");
  so.write("flashcontent");
</script>​​


Explicação:

A primeira linha é a inclusão do arquivo .js do swfobject. Sem esta linha nada funcionará, pois ela será chamada pela pela função abaixo. O caminho você pode determinar conforme suas pastas em seu servidor, contato que tenha certeza que ele será invocado.

A div com id="flashcontent", é onde o flash será apresentado em seu site. Lembrando que se você for expor mais de um flash, é obvio que você terá que atribuir um ID para cada flash.

A terceira parte é a instanciação do objeto, nela você fará o carregamento do seu flash na extensão .swf. Os parâmetros a serem passados são:

var so = new SWFObject(swf, id, width, height, version, background-color [, quality, xiRedirectUrl, redirectUrl, detectKey]);
Arquivo .swf
id = nome do seu flash
width = altura do flash
largura = largura do flash
version = versão do flash (para compatibilidade)
background-color = cor de fundo do flash, caso tenha transparência


Acima são os campos obrigatórios, agora vem os não obrigatórios:

quality = qualidade do flash, valor padrão = "high"
xiRedirectUrl - se você deseja redirecionar seus usuários para a instalação expressa de algum componente.
redirectUrl - este parâmetro serve para você direcionar seus usuários para um upgrade de um plugin.
detectKey - se você quer que o swfobject detecte o flash, o valor padrão é true


Ainda na terceira parte, o "so.write("flashcontent");" define em qual id você pretente mostrar o seu flash. Perceba que o parâmetro utilizado é o mesmo que o id da div.

PLUS:
Uma dica importante: se você quer que outras partes do site fiquem por cima de seu flash, basta adicionar esta linha ao seu código:

so.addParam("wmode", "transparent");


Esta linha deve ser inserida antes do "so.write", com isto ao ter um "submenu" por exemplo, ele pode aparecer sobre o flash que não ficará sobreposto.

Aguardo suas dicas e dúvidas nos comentários.
Indique-nos pauta de matérias sobre assuntos que você têm dúvidas.

Mais sobre: javascript html xhtml
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar