Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

No Delphi temos 2 níveis de programação, o nível manual que é chamado de DESIGNER e que utiliza os componentes visuais, prontos

Por | @jonathanlamimkt Programação
No Delphi temos 2 níveis de programação, o nível manual que é chamado de DESIGNER e que utiliza os componentes visuais, prontos; e o nível WRITER, onde os componentes utilizados na aplicação são criados manualmente através de códigos. Nesse curso vamos utilizar o nível DESIGNER, que é considerado um nível de programação mais alto dentro dos dois níveis possíveis no Delphi.

Ao abrirmos o Delphi, temos uma tela como a apresentada abaixo.

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Na parte superior nós temos a barra do menu principal, à esquerda a SpeedBar, contendo as opções mais comuns e à direita a paleta de componentes. Os componentes são a base da programação visual, onde o designer vai buscar objetos para sua aplicação.

Abaixo da SpeedBar ficam as janelas do Object TreeView e Object Inspector, que permitem visualizar e modificar as propriedades e eventos de todos os componentes, assim como a hierarquia entre eles.

Ao lado das paletas ficam a janela de código-fonte e as janelas (telas) que estão sendo construídas para a aplicação, e são chamadas de Units e Forms respectivamente.

Se a sua tela inicial do Delphi está parecida com a mostrada na figura anterior, é porque nenhum projeto foi selecionado e o Delphi tomou a liberdade de criar um novo para você, e vai ser chamado de Project1.

Projeto: coleção de arquivos necessários para compilar o sistema.


Como toda aplicação precisa de pelo menos um formulário (form) o Delphi tomou a precaução de criá-lo, dando a ele o nome de form1, como todo form te uma unit correspondente, onde ficará o código-fonte daquele form, também foi criada essa Unit, e chamada de Unit1.

Depois de conhecer o ambiente do Delphi, vamos juntar um pouco de teoria à prática e criar a nossa primeira aplicação, que vamos chamar de “Olá Mundo!”.

Criando a primeira aplicação


Passo 1: Vamos diminuir o tamanho da janela (tela) da aplicação. Para isso localize as opções Width e Height no Object Inspector e coloque os valores abaixo.
Width: 450
Height: 250

Assim alteramos a largura e a altura, respectivamente,  da tela da aplicação.

Passo 2: Agora vamos inserir no formulário o nome que aparecerá na barra de título, que vai ser o nome do programa. Vá em Object Inspector e localize a opção abaixo, inserindo o valor posteriomente.
Caption: Minha Primeira Aplicação Delphi

Passo 3: Vamos dar uma nome que vai identificar o formulário ente os demais componentes da aplicação.
Name: form_principal

Após os 3 primeiros passos, sua tela deverá estar assim:

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Agora que já definimos o tamanho da janela, vamos inserir os componentes que completarão a nossa tela.

Passo 4: Vá até a paleta Standard e dê um duplo clique sobre o componente Button, e ele será inserido no centro do formulário.

Passo 5: Agora vamos mudar o texto que aparecerá no botão, já que o texto atual é Button 1. Selecione o botão, dando um único clique sobre ele, vá até o Object Inspector e altere as propriedades indicadas abaixo:
Caption: Ler Texto
Name: btn_lertexto

Passo 6: Posicione o botão conforme mostra a figura abaixo, para isso clique sobre ele e arraste até a posição desejada utilizando o botão esquerdo do mouse.

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Acabamos de criar o botão que fará com que o nosso texto apareça. Mas para que um texto apareça, ele precisa existir, então agora vamos criar e configurar o componente de texto.

Passo 7: Na paleta Standard, localize o componente Label, que é identificado por uma letra A. Dê um duplo clique sobre ele para que seja inserido no formulário.

Passo 8: Vamos alterar algumas propriedades deste componente. Vá até o Object Inspector e altera as propriedades escritas abaixo.
Caption: Olá Mundo!
Name: lbl_olamundo

Inserimos o nosso texto, mas ele está muito pequeno, então vamos ver a propriedade responsável por formatar o texto do componente Label.

Passo 9: Clique sobre o sinal de + que aparece do lado esquerdo da propriedade Font, do Label, no Object Inspector. Algumas opções se abrirão, altere as novas propriedade conforme descrito abaixo.
Color: clRed
Name: Arial Black
Size: 35

Assim definimos a cor, o tipo da fonte e o tamanho respectivamente.

Para finalizar a primeira parte, posicione o texto no centro da tela, assim como foi feito com o botão Ler Texto. Sua imagem deverá estar como a mostrada abaixo.

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Terminamos a montagem do layout da aplicação, agora vamos partir para a criação do códigos que darão a funcionalidade à aplicação.

Para aplicar os códigos, vamos usar agora a paleta Events (Eventos) do Object Inspector, e não mais a paleta Properties (Propriedades).

Passo 10: Vá em Object TreeView e selecione o form_principal. No Object Inspector, localizer o evento OnShow e na caixa em braço que vai aparecer à direita dele, dê um duplo clique. Você será direcionado para o Editor de Código do Delphi, onde vamos escrever as nossas primeiras linhas de código.

O evento OnShow acontece quando o formulário é aberto, e como queremos que ao abrir a aplicação o texto não apareça, vamos escrever o código responsável por esconder o texto “Olá Mundo!” dentro desse evento.

Ao dar um duplo clique você será redirecionado para uma tela como esta:

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Entre as linhas Begin e end, digite o código abaixo:

lbl_olamundo.Visible := false;

Onde:
Lbl_olamundo representa o componente usado para escrever o texto.
Visible é a propriedade responsável por deixar ou não o componente visível na tela.
False é o valor dado à propriedade Visible, que pode receber true (visível) ou false (invisível).


Após ter inserido este código, vamos voltar, ao formulário. Para isto,use a tecla F11 do teclado, ela alterna entre o Editor de Códigos e o formulário. Vamos agora dar funcionalidade ao botão Ler texto.

Passo 11: selecione o componente btn_lertexto que foi inserido no formulário, e dê um duplo clique no evento OnClick, que está na paleta Events, do Object Inspector.

Digite o seguinte código, assim como foi feito no evento OnShow do formulário:

lbl_olamundo.Visible := true;


Repare que a linha de código digitada é semelhante à anterior, a única diferença é que ao invés de utilizar o valor fale usamos true, pois queremos tornar o texto visível.

E assim terminamos a nossa primeira aplicação. Para encerrar essa segunda aula, vamos aprender a salvar um projeto feito no Delphi.

Salvando o projeto



Vá até o menu e clique em File > Save.

Será iniciado o processo para salvar o seu projeto. É o mesmo procedimento feito para salvar qualquer outro tipo de arquivo ou documento.

O primeiro arquivo a ser salvo é o código fonte, que possui a extensão .pas. Salve este arquivo com o nome frm_principal.

Agora vá até o menu e clique em File > Save Project as.

Agora você vai salvar o seu projeto, incluindo as telas criadas. A extensão do projeto é .dpr, e deve ser o arquivo utilizado para abrir o projeto em uma alteração futura. Dê a ele o nome de ola_mundo.

Pronto, sua primeira aplicação está criada. Para vê-la em funcionamento, vá até o menu e clique em Run > Run, ou então pressione a tecla F9 do teclado.

Será aberta na tela a janela principal do seu programa como mostrada abaixo.

Curso de Delphi - Aula 2: O ambiente do Delphi + exercício prático

Viram como é simples criar aplicações no Delphi. Na próxima aula vamos conhecer as propriedades mais comuns, alguns eventos muito utilizados e alguns métodos também muito utilizados.

Até a próxima aula.

Mais sobre: curso_delphi, ola_mundo, aplicacao
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários