A guerra dos browsers

O Navegador, também conhecido como Web browser ou simplesmente browser, termos em inglês, é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais, também conhecidos como páginas HTML, ou simplesmente páginas ou sites, que estão hospedados em um servidor Web. Para navegar na internet é necessário primeiramente uma conexão de acesso à Internet.

Por | @nmuller99 Programação
O Navegador, também conhecido como Web browser ou simplesmente browser, termos em inglês, é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais, também conhecidos como páginas HTML, ou simplesmente páginas ou sites, que estão hospedados em um servidor Web. Para navegar na internet é necessário primeiramente uma conexão de acesso à Internet. (Wikipédia).

Você sabe quais são e quantos são os browsers mais utilizados pela rede mundial de computadores, vulgo internet?
  • Opera - nasceu por pesquisadores da empresa de telecomunicações norueguesa Telenor em 1994.
  • Netscape - pela Netscape em outubro de 1994.
  • Internet Explorer - pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.
  • Safari - pela Apple Inc. em 23 de Junho de 2003.
  • Mozilla Firefox - pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores em 9 de Novembro de 2004.
  • Google Chrome - pela Google em Setembro de 2008.


Estes são hoje os browsers mais populares.

Browsers para os desenvolvedores web:


Você como programador web, ou desenvolvedor XHTML, deve ter um “piri-paque” a toda vez que surge um novo browser na internet. Às vezes os surgimentos causam problemas a esta categoria do mercado de internet. O fato é que os browsers que surgem devem seguir o padrão de uso instituído pela W3C. O Google Chrome, no seu surgimento, minha preocupação foi efetuar a instalação e acessar alguns sites para ver o comportamento do browser perante aos sites. Graças que ele obteve êxito nos testes que realizei, e minha impressão foi que o browser do Google utiliza as mesmas características ou semelhantes ao Firefox.

Diferente de o que aconteceu no surgimento do Internet Explorer 7 que teve algumas alterações no modo de decifrar o CSS, mudaram para melhor (minha opinião). Está mais fácil de montar um site que funcione corretamente para a maioria dos browsers, exceto é claro ao IE6, que ainda é muito utilizado pela população, cerca de 29,91% de uso, o que torna-o o browser mais utilizado ainda na internet.

Uma dica importantíssima aos desenvolvedores XHTML é que:Não utilizem CSS Hacks!” Fazendo isto verás que seu código montará em qualquer navegador, independente da empresa criadora do browser.

Estatísticas dos Browsers:


Segundo a W3 Counter o browser com mais uso em Agosto de 2008 foi o Internet Explorer com cerca de 58,46% de uso, seguido pelo Firefox com 31,40% do uso.

Tabela de estatísticas do ano de 2008 do uso dos browsers:


Mais sobre: navegadores, browser, internet explorer
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.