O que é Tableless?

Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página, pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares

Por | @oficinadanet Programação
Olá, pessoal tudo bem por ai? Vocês acham mesmo que é uma boa hora para se perguntar o que é Tableless? Sites sem tabelas? Web Standards? Faltando 3 minutos para terminar o 2ª tempo, e você vem querer saber o que é Tableless?

Nossa que imaturidade, e você não sabem da melhor parte, essa pergunta, eu fiz para mim mesmo, nem eu mesmo sabia do assunto!  E o pior de tudo era que eu fazia sites com marcação XHTML e Cascading Style Sheets (CSS) mais eu não fazia a mínima idéia do que era tableless, pode acreditar é a pura verdade.

Em curtas palavras eu digo que Tableless é uma tecnologia que deixa de lado as tabelas de HTML, para fazer implementação do layout com CSS, onde é possível separar a formatação e programação do sistema. Parabéns se você chegou até aqui! Agora você tem uma noção do que é tableless.

Conclusão? Que nada, estamos apenas começando, qualquer conclusão seria precipitada. Como estávamos falando de tableless nós não poderíamos dar o desprezo de esquecer que tableless, não é só poder separar a formatação e programação de um web site.  XHTML+CSS = tableless em Conotação definimos: a Web Standards também que da origem aos Padrões WEB O uso de Web Standards facilita muito a aplicação de normas de acessibilidade principalmente do conteúdo, por isso, aprenda Web Standards e viva à vida. Bom pessoal é só isso mesmo, em questão eu espero que com esse pequeno texto, dê para vocês entender o que é realmente Tableless.
São pequenas palavras que formam um grande conteúdo!

Segundo o wikipédia: Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página, pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Para a disposição da página o recomendado seria usar CSS. O termo ganhou destaque no Brasil sendo pouco utilizado no resto do mundo.

Dentre as possíveis vantagens da metodologia, estão a diminuição do peso da página (na realidade, o conteúdo da página é mostrado mais rápido, o que não significa que o peso da página seja menor - isso, é claro, sempre dependendo de como o HTML é feito) e melhora da acessibilidade - podem ser vistos em dispositivos móveis sem necessidade de versão especial e por deficientes visuais, embora não sejam muitos os sites tableless que carregam atualmente esta segunda característica.

Mais sobre: tableless
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar