Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw.

Esta é a segunda parte de nosso artigo sobre a criação de fontes utilizando o CorelDraw. No Primeiro artigo abordei a criação de fontes a partir de vetores criados no próprio Corel. Agora, vamos importar uma imagem escaneada a partir de um livro.

Lembrando que este artigo aborda as versões 12 e X3. Para versões anteriores, por favor, entre em contato.

1. Abra um documento novo no Corel, utilizando a página no formato A4 horizontal (paisagem);

2. Para obter uma imagem a partir de um scanner, vá em:

Arquivo>Adquirir Imagem>Selecionar Origem


3. Você deverá configurar seu scanner para o modo Preto e Branco, apenas texto. Esta definição é extremamente importante, pois, nosso próximo passo será a vetorização desta imagem. Estas configurações são simples, mas variam de acordo com a marca e modelo do seu scanner. Caso você tenha alguma dúvida, basta entrar em contato;

4. Bem, é importante escanear toda sua família de fontes, não esquecendo os caracteres especiais nem as letras acentuadas.

5. Caso sinta dificuldade em escanear apenas Preto e Branco, utilize a configuração padrão do scanner e utilize o ajuste de Contraste e Brilho do Corel, seguindo os passos abaixo:

5.1 Clique sobre a imagem escaneada e vá em:

Efeitos>Ajustar>Brilho/Contraste/Intensidade


5.1 Em seguida, determine os valores necessários para realçar apenas as letras, no meu caso, utilizei Brilho: 40 | Contraste: 60 | Intensidade 0, veja o que melhor se adequa a sua imagem:



Agora é a hora de vetorizar seu alfabeto.

6. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e em seguida Rastrear Bitmap


Nota: na versão 12, o Corel irá utilizar o CorelTrace para fazer o rastreio, na versão X3, este software já vem integrado ao CorelDraw, funcionando como um plugin.

7. Para ambos os casos, você encontrará as mesmas ferramentas. Com o CorelTrace ou o Plugin Trace aberto, clique em Rastreio>Pelo Contorno Avançado.



8. Mais uma vez você terá que "setar" as opções de acordo com a sua imagem. Eu utilizei as seguintes definições:

Na Barra de Propriedades - Contorno Avançado

- Filtro de ruído: Nenhum
- Complexidade: 16
- Máximo de Cores: 256 (utilize a opção de 256 cores, mesmo sabendo que vamos utilizar apenas o preto. Na composição da cor, a utilização de Magenta, por exemplo, realça o Preto. Se você optar por 01 (uma) cor, o preto vai sair meio acinzentado).
- Redução de nós: 25
- Tipos de nós: Cúspide
- Tamanho mínimo do objeto: 01

Lembrando que estas definições foram de acordo com a minha imagem.

9. Agora você vai salvar o resultado do rastreio. Clique em Salvar Resultado do Rastreio, a extensão do arquivo deverá ser .CMX.

10. De volta ao Corel, importe o arquivo utilizando a opção Importar, ou as teclas Ctrl + I.

11. Pronto, agora você já tem seu novo alfabeto em vetor. Para dar continuidade a criação de suas fontes, siga as instruções da primeira parte deste artigo. Clique no link abaixo:

Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw - Parte 01