Kevlar nada mais é que uma marca, registrada pela DuPont, que consiste em uma fibra sintética de para-aramida, muito conhecida pela sua resistência e leveza. Apresenta-se como um polímero muito resistente ao calor, chegando a ser sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Sabe-se que sua queima só ocorre depois de 8 segundos exposto a temperaturas acima de 1000°C, fazendo com que seu uso em vários produtos se torne de extrema valia e importância, pois trás maior nível resistência aos mesmos.

Descoberto por Stephanie Kwolek, um cientista da DuPont, no ano de 1965 e lançado em 1982, esta fibra possui uma composição química e propriedades únicas que a faz diferente das demais fibras sintéticas. Esta combinação resultou em uma alta resistência, alto módulo e estabilidade térmica, abrindo um amplo campo de utilizações. O Kevlar é utilizado na fabricação de modelos de raquete de tênis, composição de alguns pneus, capacetes, coletes a prova de balas, capas de celulares, entre outros. O capacete e coletes, por exemplo, usados pelas forças militares dos Estados Unidos desde a década de 1980, levam Kevlar em sua composição como um componente-chave, assim como os seus substitutos.

A composição química do poli Kevlar, por sua vez, é para-phenyleneterephthalamide, sendo popularmente conhecida como para-aramida. Aramids pertencem a família de náilons, que são mais comuns, pois não apresentam muitas propriedades estruturais. O anel aramida Kevlar, por exemplo, dá estabilidade térmica, estrutura que lhe confere elevada resistência e módulo.

Contudo, esta super fibra é utilizada como base de equipamento de proteção por ser, na maioria das vezes, consideravelmente mais leve e mais fino do que seus equivalentes, usados tradicionalmente. Além disso, o Kevlar tem sido usado como um membro de força em cabos de fibras ópticas, tais como as utilizadas para a transmissão de dados de áudio, isto se deve, com certeza, a sua boa durabilidade. O seu grande diferencial, portanto, consiste no fato de suas fitas de polímeros se atraírem de tal maneira que formam camadas rígidas, por isso, acaba sendo mais resistente que o aço.

Hoje em dia, seu uso está baste frequente na composição da estrutura, capa física de smartphones, se transformando num diferencial para a marca e retornando, é claro, em uma maior segurança para o usuário que terá um aparelho mais resistente e leve. Enfim, desde sua criação, esta fibra se colocou como um dos materiais mais úteis e eficientes no que tange a fabricação de produtos voltados a proteção das pessoas, usado, até mesmo, na composição de tecidos para a alta costura. Devida a sua popularização e disseminação no mercado, será cada vez mais comum comprarmos smartphones, roupas e outros produtos com este componente, o que tornará tudo mais seguro, pois estes terão um maior nível de resistência física.