Durante uma participação no Ask Me Anything (Pergunte-me o que quiser, em tradução livre), organizado pelo Reddit, na última segunda-feira (11), Bill Gates, ao responder algumas perguntas dos usuários, disse que o WinFS é o maior arrependimento dentro da Microsoft e que cheeseburger é um prazer barato.

Na mesma ocasião, Bill Gates também falou que os robôs e os comandos de voz são o futuro da tecnologia. Apesar de dizer que queria focar as questões ao trabalho da Fundação Bill e Melinda Gates, o executivo também acabou falando sobre a gigante de softwares.  "Muitos de vocês me conhecem pelos tempos de Microsoft. A companhia ainda é muito importante para mim, e ainda sou presidente. Mas hoje meu trabalho é na fundação", disse.

Bill Gates, em uma das primeiras perguntas, respondeu sobre um produto da Microsoft que nunca chegou ao mercado, pois não havia pronto, ou mesmo que não havia sido lançado, porém, que o executivo gostaria de ter visto no mercado. "Tínhamos um banco de dados rico de cliente/nuvem, parte de uma versão do Windows, que estava à frente do seu tempo", disse, em referência ao WinFS.

O WinFS (abreviação para Windows Future Storage), que Gates se referiu, tinha como objetivo integrar tecnologias que estavam relacionadas ao banco de dados com o sistema de arquivos do Windows. "Essa ideia vai ressurgir, uma vez que a nuvem será ampla em termos de mapeamento, em vez de apenas um monte de arquivos e o cliente será uma réplica parcial disso com amplo entendimento de mapeamento", afirmou o fundador da Microsoft.

Na mesma entrevista, Bill Gates também respondeu perguntas sobre sua vida pessoal. Como por exemplo, qual o prazer mais barato que compra agora como rico. Gate respondeu: "Crianças. Cheeseburgers baratos. Cursos Open Course Ware (aulas gravadas por universidades e disponibilizadas gratuitamente online)".

Ao tratar sobre o futuro da tecnologia, Gates foi enfático:  "Robôs, telas difusas, interação por voz. Todas essas coisas vão mudar a forma para olhamos para 'computadores'. Uma vez que vez, ouvir e ler (e até escrever à mão) funcionem muito bem, vamos interagir de novas formas", afirmou.

Vídeo: