Nos dias em que vivemos, a concorrência por smartphones e tablets rápidos e leves tem engrandecido também a disputa entre as fabricantes sobre qual sistema operacional utilizar em seus aparelhos. A Nokia, adaptando-se ao mercado, implantou o SO da Microsoft como representante do seu carro-chefe, o smartphone Lumia.

Entretanto, a fabricante já utilizava em outros aparelhos, o sistema Symbian, como no Nokia 808 PureView, que foi o último da companhia a ser lançado com o SO. A Symbian acompanhou os aparelhos Nokia por anos, porém com a transição para o Windows Phone, ele perdeu espaço para a tecnologia Microsoft.

A Nokia justifica o abandono do sistema após afirmar em comunicado oficial que os aparelhos contendo Symbian estavam sendo vendidos mesmo após a chegada do Windows Phone, todavia não tendo o rendimento esperado. Foram 2,2 milhões de aparalhos com Symbian, contrapondo os 4,4 milhões de smartphones rodados pelo Windows Phone em 2012.

O Symbian foi líder de mercado nos anos 2000 até a chegada dos iOS e Android, perdendo praticamente todo o espaço entre os aparelhos de alto rendimento.

Você utilizou a plataforma Symbian em algum celular? Vai deixar saudades? Comente.