Calma. Ainda não existe uma impressora grande o suficiente que imprima uma casa pronta construída em softwares específicos. Isso vai ter que ficar para o futuro (talvez nem tão distante assim).

A jogada da vez é construir uma casa utilizando peças que serão impressas utilizando uma impressora 3D gigante. Os tijolos que serão utilizados são produzidos pela D-Shape, impressora desenvolvida pelo italiano Enrico Dini.

O trabalho está sendo feito pelo estúdio de arquitetura holandês Universe, mais exatamente pelo arquiteto Janjaap Ruijssenaars em colaboração com Enrico e um matemático, Rinus Roelofs. Segundo cálculos dele, a casa deverá levar 18 meses para ficar pronta.

Por falar em casa, a "Landscape House" (Casa da Paisagem, em inglês) será constituída por fragmentos de 6x9 metros impressos pela D-Shape. As formas serão orgânicas e o formato da casa é inspirado na natureza, principalmente na paisagem irlandesa.

Cada bloco impresso pela D-Shape terão espaços vazios que, posteriormente, serão preenchidos com concreto. Após esse processo, deverá ser feita a união das peças. O resultado final você vê na figura a seguir:

E você? Confiaria sua moradia numa casa construída com a ajuda de uma impressora gigante?