Há alguns dias nós lançamos um artigo sobre como criar um e-mail no Gmail, e lá temos o mesmo sistema de monopolização de serviços que a Microsoft está implantando em seus produtos.

Funciona assim: A Microsoft quer que os usuários dos PCs contendo Windows, surfaces (Tablets) contendo o Windows RT, e smartphones equipados com o Windows Phone, além de usuários de produtos comercializados pela Microsoft, tenham uma única conta Microsoft. Desta forma, tanto os serviços como os produtos, ficam sincronizados e podem trabalhar em conjunto.

Em julho do ano passado a Microsoft anunciou oficialmente que a plataforma de e-mail gratuito, Hotmail, estaria sendo descontinuada. Em contrapartida, a empresa migraria todas estas contas para uma nova plataforma, o Outlook.com.

Na época o Hotmail já contava com mais de 324 milhões de usuários no mundo. Porém, estava perdendo adeptos para o Gmail.

O Outlook.com entrou de vez no mercado, no dia 31 de julho (2012), e tão logo deu as caras, já possuía mais de 1 milhão de novos usuários. Desde esta data, as contas @hotmail.com, @msn.com, @live.com, foram migradas automaticamente para a nova plataforma do cliente.

OBS: Os usuários não precisaram e nem precisam criar uma nova conta Outlook.com. A migração ocorreu apenas no site e não em seu domínio de e-mail.

O Hotmail "fechou as portas" no último dia 03 de maio, e agora mesmo entrando nos sites: Hotmail.com e live.com você será redirecionado para a página inicial do Outlook.com.

Se você comprou um PC ou notebook contendo Windows 8, você precisa ter uma conta Microsoft para acessar seu sistema, ela vai ser seu login. Ou se você simplesmente quer criar mais uma conta de e-mail. Siga os passos para criar uma conta de e-mail no outlook.com.

Acessando a página inicial

Primeiramente é preciso acessar a página inicial do Outlook.com. Basta clicar no link.

Podemos ver que temos dois campos para preencher seu e-mail e senha, é ali que você fará seu login depois de tudo pronto. Mais abaixo temos a opção "Inscreva-se já", vamos?

Realizando o cadastro

Na página seguinte, temos o clássico formulário de cadastro para preencher com seus dados. Lembre-se de conferir se escreveu tudo da maneira correta.

Note na imagem acima que mesmo a Microsoft unificando os clientes de e-mail, você ainda pode escolher os domínios alternativos como: outlook.com.br, Hotmail.com, Hotmail.com.br e live.com.

Se o cadastro estiver em ordem e seu novo e-mail, disponível, você será direcionado para a caixa de entrada do seu outlook.com.

Com o Outlook você também tem acesso aos seus contatos, calendário, e ao serviço de armazenamento em nuvem, o SkyDrive. Passa acessar este menu, basta clicar no Outlook localizado no canto superior esquerdo do vídeo.

Sua conta Microsoft está pronta e você pode utilizar todos os serviços disponibilizados pela empresa.

Se eu tenho um o [email protected], preciso mudar para outlook?

Não, não é necessário mudar seu e-mail para o Outlook.com. Ninguém gosta de ter que criar um e-mail e passar seu contato para todos os amigos novamente, não é mesmo? Então se você não está afim de passar este trabalho, você pode livremente seguir usando sua conta do Hotmail, Live, Msn, etc.