CADASTRE-SE

Windows 8: Versões existentes e suas limitações

58 Comente abaixo Márcio Bohrer (@marciobohrer)

Você sabe quais as versões de Windows 8 existem? Windows 8 RT, Windows 8 e Windows 8 Pro são as versões disponibilizadas pela Microsoft para seus usuários. Veja o que cada uma delas tem a oferecer

Você já usou o Windows 95, certo? Se não, você pode ter uma ideia de como ele era, simplesmente utilizando o Windows 7, por exemplo. O sistema de janelas, a interface, por mais que tenha sido melhorada conforme o passar dos anos com as atualizações da Microsoft, é muito semelhante ao revolucionário Windows 95.

O Windows 8 iniciou suas vendas no Brasil em outubro do ano passado, uma radical melhoria na história dos sistemas operacionais logo no ano em que o Windows completou 27 anos desde sua primeira versão. A ideia inicial do novo SO é a unificação das interfaces de smartphones, tablets e PCs utilizados com Windows 8. De outubro para cá, mais de 60 milhões de licenças foram vendidas pela Microsoft. A informação é de Tami Reller, Diretora de Marketing do Windows durante da CES 2013.

Rumores existem sobre a quantidade de versões que o SO deverá ter em sua “era”, e até substitutos já foram “criados”. Mito ou verdade vamos listar aqui as versões que já temos disponíveis no site da Microsoft.

A interface do novo sistema operacional é bonita, rápida é personalizável com contatos, aplicativos e sites preferidos. Ele pode ser manuseado tanto com toque como com os tradicionais teclado e mouse. No entanto há algumas diferenças importantes entre as versões Windows RT, Windows 8 e Windows 8 Pro.

Vejamos a lista:

Windows RT (Run Time)

 O Windows RT não é mais uma versão do Windows, ele é idêntico ao Windows 8, só que voltado exclusivamente para os aparelhos portáteis como os tablets com microprocessadores ARM. A diferença entre o Windows 8 e o RT é que o segundo não opera no modo desktop e tem incompatibilidade total com os programas atuais para Windows.

Ele virá apenas pré-instalado em dispositivos com microprocessamento ARM, roda apenas aplicativos disponíveis no Windows Store e não contém quase nenhum recurso corporativo. Algumas ferramentas como o Microsoft Office estarão disponíveis otimizadas para dispositivos touch. A ressalva é este SO deverá ser exemplo de rapidez e consumirá menos bateria do aparelho.

Windows 8

 Este virá pré-instalado em novos tablets, celulares, notebook, desktops e computadores all-in-on.  Diferentemente do RT, ele vai poder rodar programas que funcionam no desktop além dos adquiridos na Store.

Alguns programas fabricados por desenvolvedores diversos não puderam ainda se moldar ao novo sistema Metro do Windows 8, outros simplesmente não querem. Neste caso, o layout passará a rodar (durante a execução do determinado programa, como o iTunes ou o Adobe Photoshop), no desktop tradicional do Windows 7.

Veja o vídeo (em inglês)

Windows 8 Pro

Esta é a versão completa do sistema com todas as vantagens do Windows 8 além de excelentes recursos de rede e criptografia de dados. Para instalar o Windows 8 Pro, você precisa estar utilizando o Windows XP SP3, Windows Vista ou Windows 7.

Funciona em Tablets, All-in-on, Ultrabooks. É possível instalar o Windows 8 no mesmo hardware onde está o Windows 7 ou vista, pois, ele utiliza o mesmo hardware utilizado nos demais sistemas, com isso, o usuário poderá utilizar os mesmos programas já usados com o Windows antigo.

A nova atração do Windows 8 é justamente o interface Metro, porém a Microsoft faz questão de destacar que a área de trabalho tradicional do Windows 7 estará disponível “como sendo um dos muitos aplicativos que você pode executar no Windows 8. Na área de trabalho, você verá todas as configurações, os dispositivos e os recursos que usava no Windows 7, e poderá também executar os aplicativos da área de trabalho que executava no Windows 7”, segundo o site da Microsoft.

Logando sua conta do Microsoft no Windows, as configurações e preferências estabelecidas pelo usuário estarão disponíveis novamente, independente da plataforma que ele estiver utilizando: tablet, smartphone e PC.

O menu Metro do Windows 8 pode ser facilmente adaptado aos serviços favoritos do usuário, como Hotmail, Messenger, Facebook, LinkedIn, Twitter e outros. Além é claro de acessar as fotos e documentos sincronizados pelo SkyDrive, Flickr, etc.

As limitações desta versão estão centradas mesmo na forma em que alguns softwares como programas não pertencentes à Microsoft que terão que funcionar na antiga área de trabalho já conhecida do Windows 7.

Alguns fabricantes de games também criticaram a Windows Store por conta de ter que ser aprovado pela Microsoft para contar com seus serviços na Store. Como todos os novos Sistemas Operacionais, sempre haverá prós e contras até que todos estejam usando as vantagens do novo Windows 8. 

» Esconder Guia do Windows 8

Instalação

Adaptação

Dicas

Configurações

Avançado




Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO