Você sabe o que é o EdgeRank ou só ouviu falar nele? Ou nenhum dos dois? Sem problemas. Muita gente não sabe como o Facebook realmente funciona e como ele gerencia as inúmeras postagens que recebe todos os dias.

Veja nossos artigos de Facebook.

Você já deve ter percebido (ou não) que não são TODAS as ações de amigos que aparecem na sua timelime. Se isso acontecesse, seria o caos. E esse filtro só é possível graças ao EdgeRank do Facebook. Entender ele e a maneira como funciona é o primeiro passo para melhorar a visualização das suas postagens e, conseqüentemente, o público atingido.

Mas o que é o EdgeRank?

O EdgeRank é um complexo, mas eficaz, algoritmo utilizado pelo Facebook para filtrar as mensagens que devem aparecer na sua lista de atualização. Sem ele, a organização ficaria muito confusa, com mensagens dos mais diferentes tipos e altamente freqüentes. Uma bagunça. Assim, o EdgeRank trabalha para com que somente conteúdo que seja relevante para nós seja, de fato, exibido na timeline e no ticker.

EdgeRank e Objetos

Cada publicação que é feita no Facebook (status, foto, vídeo, etc...) é um objeto. Cada objeto recebe um ranking do EdgeRank, e isso vai determinar no mural de quem a atualização/postagem vai ser exibida. Notícias com um alto ranking serão exibidas na timeline, enquanto as outras ficarão somente no ticker.

Qualquer ação feita sobre esse objeto (curtir, compartilhar, comentar) aumenta o rank do mesmo. Como conseqüência, a chance de aparecer na timeline dos usuários também e ser compartilhada mais e mais vezes também cresce.

Como funciona o algoritmo?

Essa é a parte um pouco mais complicada. Obviamente, não se sabe tudo sobre o funcionamento do EdgeRank, mas algumas coisas foram estudadas e nos permitem analisar o seu modo de filtragem.

O que sabemos é que são utilizadas três variáveis no cálculo:

Afinidade: O quanto os dois usuários (quem posta e seus amigos) interagem, seja visitando o perfil/página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando seu conteúdo. Quando duas pessoas visitam a página um do outro ou comentam alguma postagem, o EdgeRank interpreta isso com um sinal de que a afinidade de vocês está aumentando. Conseqüentemente, futuras publicações terão um peso maior nesse quesito.

Relevância: Quando surge um novo objeto (atualização de status, foto, vídeo, etc...) ele é exibido primeiramente para os usuários que possuem maior afinidade. De acordo com a receptividade deles (se curtirem, comentarem, compartilharem...), o objeto é exibido para mais e mais pessoas.

Em alguns testes realizados, foi verificado que fotos e vídeos possuem uma relevância maior do que textos e links. Publicar algo através da própria página no Facebook também é mais relevante que postar através de aplicativos da rede social.

Tempo: Há quanto tempo a publicação foi postada. Publicações mais novas possuem um grau de relevância maior do que postagens mais antigas, que tendem a cair.

Utilizando essas três variáveis, o algoritmo irá calcular todas as postagens que podem ser exibidas no seu Feed de notícias. Vale lembrar que, apesar de ser muito bom, o algoritmo não é perfeito. Uma publicação antiga que receber um comentário pode aparecer novamente no topo do Feed de Notícias.

Como melhorar meu EdgeRank?

Esse é o principal ponto para as empresas. Elas devem sempre buscar ter o maior EdgeRank possível, para atingir o máximo de pessoas que puder. Assim, sempre terão um público-alvo maior a cada nova publicação. Vamos ver algumas dicas para aumentar o seu ranking e atingir um número maior de usuários:

  • Use fotos e vídeos: Fotos e vídeos possuem um grau de relevância maior do que só texto. Mas não exagere na dose. Diversifique suas postagens para atingir todos os tipos de públicos, tanto os que preferem foto quanto os que gostam mais de assistir vídeos.
  • Interaja com os usuários: Quando for postar algo que contenha somente texto, tente criar uma interação com a comunidade. Pergunte algo, por exemplo. A interação é exatamente o que você precisa para aumentar o seu ranking.
  • Evite publicar através de aplicativos: Postagens que são feitas através de um aplicativo do Facebook recebem automaticamente um rank mais baixo, o que gera uma interação bem menor.
  • Melhor horário para postagem: É uma das maiores dúvidas e algo muito importante a ser analisado.É vital saber a hora que seu post vai gerar uma interação maior, pois assim a mensagem será efetivamente entregue ao público-alvo. Analisar quando o horário de pico acontece e o hábito dos usuários é uma boa maneira de descobrir uma hora mais ideal de postagem.

Você pode ver mais dicas no artigo "Dez poderosas dicas para aumentar o relacionamento com seus seguidores no Facebook".

Estudando todos esses pontos, compreendendo os seus usuários e seus hábitos e analisando os melhores horários para se postar alguma coisa, é bem provável que seu público-alvo aumente e sua mensagem atinja um número maior de pessoas!