Você acorda pela manhã, liga o computador, acessa os maiores portais de notícias e se intera sobre o que aconteceu ontem e na madrugada, acessa suas redes sociais e chega seu e-mail sem pensar que há pouco tempo não existia internet.

Pois em 1 de janeiro de 1983 ocorreu uma transição que mudou a internet, e ela é assim hoje graças à Vicent Cerf, Robert Kahn e Jon Postel.

Convidado pela Google, Vicent Cerf, cedeu entrevista ontem ao blog oficial da empresa lembrando as aventuras em 1969 quando se juntou ao grupo de cientistas e técnicos para os testes de comutação de pacotes da antiga ARPAnet até a transição para o Transmission Control Protocol (TCP) e posteriormente o Internet Protocol (IP).

Cerf explicou que juntamente com Robert Kahn, o protocolo TCP foi criado em 1974 para uniformizar ligações entre diferentes redes tornando a navegação mais rápida e segura. Mais tarde o TCP foi dividido em duas partes para gerir a transmissão de dados em tempo real, inclusive a voz, chamado de Internet Protocol (IP). A soma dos dois protocolos tornou-se o famoso Protocolo TCP/IP.

Em 1981, Jon Postel traçou um plano de transição para migrar 400 servidores da antiga ARPAnet para o protocolo TCP/IP com data limite marcada para 1 de janeiro de 1983. A data conhecida como o "inicio da internet moderna" não foi comemorada, não há fotos do dia e nem sequer um registro. Vicent apenas mostra um pin com a seguinte frase: "Eu sobrevivi à transição TCP" seguida da data "1 de janeiro de 1983".