Os últimos relatórios do IPCC apontam que o clima em nosso planeta foi subestimado. Os estudos indicam que o clima está mudando muito rápido, bem mais do que se previa, onde o ritmo da elevação do nível do mar nas últimas décadas é muito maior do que se esperava.

Vale salientar que o IPCC coordena estudos e reuniões para o debate sobre as mudanças climáticas de pesquisadores de dezenas de países, entre eles o Brasil. O último relatório apresentado foi o mais preciso apresentado até hoje, onde o mesmo concluiu que o aquecimento causado por gases poluentes, previstos por cientistas que vem estudando o caso desde os anos 60, continua em ritmo de 0,16 graus centígrado por década, seguindo muito perto as previsões publicadas pelo IPCC.

Os pesquisadores apontaram também que as prévias de elevação do mar seriam de um aumento de 2 milímetros por ano, mas os satélites apontaram uma elevação de 3,2 milímetros por ano, ou seja, quase que o dobro do esperado. Sendo assim, concluí-se que o aquecimento global está maior do que se esperava, ou seja, nós seres humanos não estamos nem ai pro clima, ou pelo menos é o que parece.