Quando se olha para um histograma é comum confundir com um gráfico de barras. Essas duas representações gráficas são bem semelhantes e confundem as pessoas facilmente. Porém, devemos ter em mente que o histograma é um gráfico de barras e possui uma diferença crucial: não há espaço entre as barras. Os intervalos de classe são colocados no eixo horizontal enquanto as freqüências são colocadas no eixo vertical.

Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

Existem vários tipos de histograma, dos quais podemos citar:

  • SIMÉTRICO: Também chamado de "distribuição normal", apresenta uma freqüência mais alta no centro e que vai diminuindo conforme se aproxima das bordas. Ele representa processos estáveis e padronizados.

  • ASSIMÉTRICO: É quando apresenta apenas um pico. Geralmente representa uma situação onde a característica de qualidade possui apenas um limite de especificação e é controlada durante todo o processo.

  • DESPENHADEIRO: Ocorre quando foram eliminados dados o que corresponde ao "corte" na figura, dando a aparência de que o histograma está incompleto.

  • DOIS PICOS: Acontece quando há uma mistura de dados diferentes. Exemplo: a análise de dois tipos de matérias-primas diferentes.

  • PLATÔ: Ocorre quando há diversas misturas de distribuições com médias diferentes.

  • RETÂNGULOS ISOLADOS: Também chamado de "ilha isolada", representa um situação onde certamente houve alguma anormalidade no processo decorrente de alguma falha, erro de medição, etc.

 

HISTOGRAMA DE IMAGENS

O histograma é uma das formas mais comuns de se representar a distribuição dos tons de cinza (também chamados de digital numbers ou DNs) de uma imagem, e possivelmente a mais útil em processamento digital de imagens. Ele fornece a informação sobre quantos pixels na imagem possuem cada valor possível de DN (que, no caso das imagens de 8 bits, variam de 0 a 255) ou, de forma equivalente, qual a proporção da imagem que corresponde a cada valor de DN.

Ao se observar o histograma de uma imagem, tem-se uma noção instantânea sobre as características da mesma.  

Na primeira imagem, o histograma tem o pico no lado esquerdo e quase nada no lado direito. Isso significa que a foto tem muitos pontos escuros.

Na segunda imagem, o histograma tem o pico no lado direito. Isso significa que a foto tem enormes quantidades de pontos claros e poucos pontos escuros.

E você? Já conhecia os histogramas e suas características?