Nesta quinta-feira (01), a Anatel irá iniciar as medições de qualidade da banda larga no Brasil. O processo se dará em várias etapas: O primeiro irá acontecer no Rio de Janeiro, na qual os aparelhos previamente distribuídos irão coletar os dados da qualidade das conexões 3G.

De acordo com o plano elaborado pela Anatel, o estado irá contar com 137 medidores. Outros estados também irão receber os aparelhos, porém, de forma gradual. A agência pretende concluir a medição até junho de 2013.

No total, serão usados 3,8 mil medidores, no entanto, não descarta-se a possibilidade de aumento, dependendo da demanda. Na operação serão avaliadas várias operadoras, como Vivo, Oi, Claro, TIM, Algar (CTBC) e Sercomtel.

O chamado "Whitebox" será o aparelho responsável por realizar as medições da banda larga fixa, que darão início no dia de hoje, ao qual foram instalados nas conexões de 12 mil voluntários em todo o Brasil.

Os voluntários que foram selecionados receberam o aparelho até o início desta semana. Os voluntários estão espalhados em diferentes estados como: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na banda larga fixa serão avaliados os serviços das seguinte operadoras: Oi, NET,Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.