CADASTRE-SE

Como saber se alguma senha minha vazou na internet?

67 Comente abaixo Alex Schuncke (@alexscs)

Vamos ver algumas dicas de sites para você descobrir se corre perigo de ter hackers tentando acessar sua conta nesse momento.

Todo ano ficamos sabendo de vazamento de senhas na internet. Nesse ano, as vítimas foram o Yahoo e o LinkedIn. Milhões de senhas foram coletadas ilegalmente e disponibilizadas na internet por hackers, e a tendência é que isso continue a se repetir ocasionalmente. Com isso, o usuário descuidado acaba sendo (bem) prejudicado, dependendo do conteúdo de suas contas, uma vez que recuperá-las pode custar vários fios de cabelo branco. Caso o usuário utilize a mesma senha para outros serviços então, a festa está armada a catástrofe anunciada.

Mas como saber se suas informações estão a disposição de pessoas mal-intencionadas?  Na teoria, a empresa vitimada deve enviar um e-mail para seus usuários informando do ocorrido e solicitando a troca de senha imediatamente. Porém, existem vários sites que disponibilizam uma ferramenta para pesquisar em banco de dados se o seu e-mail (e seus dados) estão em domínio público:

Sucuri Malware Labs:

Site desenvolvido pela empresa de segurança online Securi Labs para que os internautas chequem se suas contas do GMail, MSN, Yahoo ou AOL tiveram dados vazados na web. A novidade foi inspirada pelo fato de 400 mil usuários do serviço Yahoo Voice terem suas senhas divulgadas na rede este ano.

Basta colocar seu e-mail e clicar em “Check Email”. Em poucos segundos o site irá exibir se sua conta está em perigo ou não.

Should I Change My Password

Outro site que basta você colocar seu e-mail e ele realiza uma pesquisa para averiguar se seu e-mail foi vazado para a internet. Os dados do dia 25 de outubro de 2012 informam que já foram descobertos mais de 14 milhões de e-mails comprometidos.

PwnedList

Por último, a PwnedList. É a mesma ferramenta utilizada pelo Last Pass em seu programa Sentry. Informe seu e-mail que o site irá realizar a pesquisa para tentar descobrir se seu e-mail está em perigo. Caso ele tenha sido encontrado, o sistema mostrará em quantas listas ele está presente. O site informa, com dados de 25 de outubro de 2012, que já foram coletados mais de 25 milhões (!) de contas de e-mail com suas respectivas senhas.

Meu e-mail foi comprometido! E agora?

Primeiramente, manter a calma. Apesar de o seu e-mail estar na lista, não significa necessariamente que ele foi invadido. Porém, mostra que seus cuidados devem ser intensificados.

Troque a senha do seu e-mail o mais rápido possível e, caso você utilize a mesma senha ou semelhante em outro serviço, troque também. Tente mudar esse hábito de utilizar a mesma senha ou senhas parecidas para vários serviços, pois isso facilita a ação de criminosos. Criar senhas que remetam a sua vida pessoal também não é uma boa idéia.

E então? Você está seguro ou descobriu que precisa dar uma passadinha no seu e-mail e alterar algumas configurações?



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO