Como ser mais efetivo no relacionamento com seus seguidores no Facebook através de suas postagens. O Facebook é a rede social preferida pela maioria das empresas no planejamento e na implementação de suas estratégias de marketing de mídia social.

Mesmo que o Twitter e YouTube sejam grandes redes sociais, o Facebook fornece um ecossistema de marketing multimídia que é rico e amplo. Há literalmente dezenas de milhares de aplicativos que podem ajudar seus negócios com marketing no Facebook. Mesmo sentindo que o Facebook faz parte de nossas vidas desde sempre, deve-se notar que as páginas corporativas estão conosco há apenas três anos!

Empresas ainda estão aprendendo como usar o Facebook

As empresas ainda estão aprendendo as táticas mais eficazes para aplicar quando participam e interagem com as pessoas no Facebook.As questões mais perguntadas são:

  1. Com que freqüência devemos postar?
  2. Qual tipo de mensagem vai engajar os seguidores?
  3. Quando devemos publicar em nosso mural?

Uma pesquisa realizada pela Buddy Media revela maneiras de criar um engajamento mais eficaz para as corporações ao interagir com os seus seguidores no Facebook. Os resultados revelam algumas maneiras interessantes para aumentar o sucesso de seu marketing no Facebook. Mesmo que esta pesquisa tenha sido obtida a partir da análise de envolvimento dos usuários das 100 melhores páginas corporativas no Facebook durante um período de seis meses em 2011, algumas das lições descritas aqui podem ser aplicadas a uma ampla gama de categorias empresariais.

Aqui estão os resultados da pesquisa:

1. Melhor hora para postar no Facebook

A análise mostrou que é melhor postar durante períodos em que os seguidores não estão no trabalho e entre 20h e 7h. Assim, para aumentar o número de "Curtis" e " comentários", poste durante as horas livres.

2. Melhor dia para postar no Facebook

A maioria das marcas pesquisadas postava regularmente ao longo da semana. Para melhorar o engajamento é melhor publicar nas quartas-feiras e domingos.

3. Com que freqüência você deve postar todo dia?

A pesquisa mostrou que é a qualidade, e não a quantidade, que importa quando você publica no mural do Facebook. Publicando um ou dois posts se recebe 32% mais "Curtir" e 73% mais comentários comparados a postar três ou mais vezes por dia.

4. Freqüência de postagem mais efetiva por semana

Atingir o máximo de interação com os usuários sem sobrecarregar as notícias deles com muitos posts durante a semana. Para as corporações, postar uma a quatro vezes produz um envolvimento 71% maior do que postar cinco ou mais vezes no mural em apenas uma semana.

5. Tamanho dos posts

Corporações que postam atualizações com menos de 80 caracteres recebem 66% a mais de interação do que publicações longas. As publicações concisas - entre um e 40 caracteres - geram uma interação ainda maior. Apenas 5% de todas as publicações das corporações são menos de 40 caracteres, mesmo que estes recebam uma interação 86% maior.

6. Conteúdo das publicações no Facebook

Para iniciar um diálogo com os seguidores, faça perguntas. Apesar das publicações das corporações contendo perguntas receberem um pouco menos de interações de modo geral ("curtir" e comentários) esse tipo de post produz mais e dobra a quantidade de comentários do que publicações sem perguntas.

Corporações que desejam dialogar com seus seguidores (ou seja, aumentar o número de comentários) devem usar "publicações-perguntas".

7. Estrutura de uma publicação no Facebook

Uma das técnicas de posts mais subutilizadas é uma das mais cativantes. Os dados mostram que mensagens empregando o preenchimento da estratégia "em branco" (por exemplo, "Eu gosto de...") geram nove vezes mais comentários do que as estratégias de qualquer outro post. Os dados defendem que esta é, comprovadamente, uma estratégia exclusiva para as corporações, mas menos de 1% delas estão utilizando essa tática.

8. Palavras-chave nas ofertas do Facebook

Quando se trata de negócios, os seus seguidores procuram uma oferta direta. As dez principais palavras-chaves foram analisadas para determinar qual recebe maior interação dos usuários. Os dados indicam que os posts das corporações que contenham as palavras-chave de venda "reais de desconto" e "cupom" recebem maior interação. Mensagens que contenham "reais de desconto" recebem 55% mais interação, seguido por mensagens que contenham a palavra "cupom", que é de 39% acima da média. Palavras-chave de venda como "venda" e "% de desconto" recebem menos interações.

9. Oferta de cupons

Seguidores interagem bem com cupons. Ao oferecer cupons, não deixe seus seguidores fazer os cálculos. Os dados mostram que "reais de desconto" geram um engajamento duas vezes maior do que "% de desconto" para as corporações. Mesmo descontos menores - menos de R$ 10,00 - recebem 17% mais interações do que promoções de "% de desconto", mostrando que os seguidores preferem descontos de pagamento tangíveis, mesmo se o desconto real é pequeno.

10. Mantenha as publicações simples

Embora o conteúdo interessante possa ser adicionado ao mural na forma de links, fotos e vídeos, os dados indicam que mensagens simples alcançam mais interação. Os dois tipos de posts das corporações mais efetivos contêm o anexo de uma única foto ou usam apenas palavras. Atualizações contendo apenas palavras recebem 94% a mais de interação em relação à média. Evite posts mais complicados, como publicações com links anexados e fotos em miniatura.

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Artigo original (em inglês): Jeffbullas, escrito por Jeff Bullas