A Apple liberou recentemente a distribuição de seu novo sistema operacional móvel, o iOS 6.  Ele é compatível com o iPhone (a partir da versão 3GS), iPads (2 e 3) e iPods Touch de quarta geração. De acordo com a sua descrição, a nova plataforma traz aproximadamente 200 atualizações em relação à versão anterior. Grande parte delas diz respeito a melhorias de desempenho e também funcionalidade de aplicativos.

Inicialmente, dentre as novidades oferecidas pela Apple, está o serviço de mapas, que chegou para substitui o então Google Maps. Porém, este serviço acabou trazendo muitos incômodos para a companhia como também para os usuários, assunto que veremos mais adiante.

 

Novidades no iOS 6

 Inicialmente, o acesso a App Store através do iOS 6 recebeu muitas mudanças. A loja conta agora com mais listas, com imagens de tamanho maior, com exibição de resultados de busca em fichas de informações e também não há mais necessidade de usar a autenticação de login e senha a cada download.

 O novo sistema operacional da Apple conta agora com uma maior integração com o Facebook, igualmente ao acontecido com o Twitter na sua versão anterior, o iOS 5. Outra melhoria diz respeito ao assistente de voz Siri, que aparece com mais com opções de idiomas, como o espanhol. O programa de chamadas por vídeo FaceTime também merece atenção, agora ele pode ser usado também através de conexão de dados, sem a necessidade de conexão Wi-Fi.

Um recurso bastante interessante adotado no iOS 6 diz respeito ao bloqueio de chamadas e também mensagens. O chamado "Não Perturbe" é capaz de bloquear chamadas indesejadas e também enviar mensagens automáticas para a pessoa que está perturbando ou mesmo ligando em momentos inapropriados.  

Outra novidade no  iOS 6 está direcionada aos usuários com necessidades especiais, e até mesmo para crianças. Através do recurso Acesso Guiado, é possível escolher apenas um aplicativo e aplicá-lo como o único a ser aberto pelo smartphone ou tablet. Para facilitar ainda mais, também será possível desabilitar algumas partes da tela touch e assim, usar o aparelho com apenas alguns toques, excelente para usuários com problemas visuais.  

O Safari ganhou no iOS 6  leitura offline, upload de imagens, modo tela cheia e sincronização via iCloud, e ainda integração direta com o Facebook. O Mail também não foi esquecido, agora existe uma caixa exclusiva para contatos Vips, como também lista de mensagens sinalizadas e assinaturas individualizadas.  

 Outro recurso interessante é o de Fotos Compartilhadas. Assim fica mais fácil compartilhar as fotos em tempo real com outros contatos que já foram definidos. Os usuários de produtos Apple irão receber um aviso logo que novas imagens forem postadas.

 

 

O que não está agradando no iOS 6

Acima, algumas melhorias do novo sistema operacional da Apple, no entanto, nem tudo tem agrado aos usuários. Confira abaixo:

O aplicativo criado pelo Google, que estava sendo usado pelo sistema operacional da Apple, não está mais presente nesta última versão, trata-se do YouTube. Agora, o usuário que quiser o aplicativo, terá que usá-lo através do Safari ou mesmo através de um aplicativo gratuito.

 No entanto, o que menos agradou aos usuários do iOS 6 é aplicativo de mapas. A Apple resolveu não fazer mais uso do Google Maps em seu novo sistema operacional e no seu lugar, introduziu o seu próprio aplicativo.  No entanto, o que era para ser uma novidade, acabou virando piada entre os utilizadores.

A ferramenta já recebeu inúmeras críticas, principalmente por seus erros grosseiros de localização, indicação e de imagens 3D. De acordo com uma nota enviada pela Apple para o All Things D, a adoção do serviço de mapas próprio do iOS 6 é uma "iniciativa enorme" e que a companhia está "apenas começando".  "O Maps é uma solução baseada na nuvem e quanto mais as pessoas usarem, melhor vai ficar. Agradecemos o feedback dos usuários, e estamos trabalhando duro para tornar sua experiência ainda melhor", diz a nota.

Após muitas críticas e também brincadeiras sobre o sistema de mapas da Apple por parte dos seus utilizadores, Tim Cook pediu desculpa aos usuários em uma carta pública publicada no site oficial da companhia e ainda recomendou o uso da ferramenta de outras empresas, como Google e Microsoft.

 "Na Apple, nós nos esforçamos para fazer produtos de classe mundial que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes. Com o lançamento dos nossos novos mapas na semana passada, nós nos sentimos em falta com este compromisso. Estamos extremamente tristes pela frustração que causamos aos nossos clientes e estamos fazendo tudo o que podemos para tornar os mapas melhores", escreveu Cook.