De acordo com uma pesquisa realizada no site Windows 8 Forums, os usuários do Windows 8 preferem a sua versão anterior, o Windows 7. O índice de preferência chega a 53% para o W7.

O Windows 8 Forums é um site em inglês baseado em Hong Kong e é considerado um ponto de encontro entre os usuários que buscam mais informações, dicas e também soluções para os problemas do W8. O site já conta com 64 mil pessoas cadastradas, na qual 50 mil participaram da pesquisa.

Mesmo não tendo um rigor científico e podendo até ser até questionável, o resultado da pesquisa acaba sendo um referencial sobre a preferência dos utilizadores do W8. Entre as qualidades atribuídas pelos usuários do novo sistema operacional está a rapidez com que o computador é ligado e desligado, com 56%. A interface gráfica do sistema operacional foi apontada como a principal novidade entre os usuários, com 22% de preferências.

No quesito reclamações, 35% dos usuários consideram o software caro. Nos Estados Unidos os usuários podem fazer a atualização do W7 para o W8 por US$ 39,99 (em um tempo limitado), após, o valor passará a ser de US$ 199,99.

Continuando a lista das reclamações, aparecem as exigências de hardware do W8, com 28%; os problemas de compatibilidade com outros produtos chega a 25%. Em seguida, com 18%, aparece a convivência nada agradável com a interface do W8 e a área de trabalho do W7.

Ao ser informada do resultado da pesquisa pelo site "ReadWriteWeb", a Microsoft respondeu: "Windows 8 é o Windows mais bem testado até agora, e estamos contentes com a resposta que tivemos durante os testes. Estamos trabalhando para tornar a transição para Windows 8 tão tranquila quanto possível para os usuários ."