No mundo corporativo onde profissionais desempenham diversos papéis, é necessário uma compreensão correta sobre seu status dentro da empresa. Entenda como você pode fazer e, ser afinal, a diferença. Para construir uma organização de sucesso é preciso ter profissionais que desempenhem diferentes funções para que tudo funcione sem intercorrências.

Alguns destes papéis são facilmente definidos, enquanto outros podem ter limites, como por exemplo, saber diferenciar um gestor de um líder. Você pode ser um gerente e um líder ao mesmo tempo, mas só porque você é um líder fenomenal não garante uma boa gestão de sucesso e vice-versa, então qual é a diferença?

1. O líder inova ao passo que o gestor administra

Isso significa que o líder é aquele que vem com novas ideias e movimentos para com o resto da organização em uma fase com visão de futuro. Um líder está com os olhos constantemente voltados para o horizonte e procura desenvolver novas estratégias e táticas. Ele precisa estar bem informado sobre as últimas tendências e conjuntos de habilidades. Existem pessoas que estão apenas indo para o trabalho em vez de pensar sobre o por que eles estão fazendo o que estão fazendo; então você enxerga os líderes.

Por outro lado um gestor mantém o que já foi estabelecido. Esta pessoa precisa manter o olho na linha de fundo e possuir o controle, ou então, poderá ocorrer a desordem dentro da organização.
Gerente é alguém que estabelece metas e critérios, analisa, avalia e interpreta o desempenho adequadamente.

2. O líder inspira confiança enquanto o gerente se baseia em
 controlar

Um líder é alguém que inspira outras pessoas a ser o seu melhor e sabe como definir adequadamente o tempo e ritmo para com o resto da equipe.
 Liderança não é o que você faz, é o que os outros fazem em resposta a você. Se as pessoas decidem segui-lo ir é porque você as inspirou. Isso significa que você criou um vínculo de confiança dentro da empresa, o que é essencial, principalmente se o negócio está mudando rapidamente e você precisa de pessoas que acreditem em sua missão.

Para os gestores, o trabalho é manter o controle sobre a equipe, ajudando-as a desenvolver os seus próprios talentos. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso conhecer as pessoas com quem está trabalhando e entender seus interesses e paixões.
 O gerente então, cria uma equipe através de decisões sobre remuneração, colocação, promoção e através de sua comunicação com a mesma.
 Gerenciar um projeto é uma coisa, capacitar profissionais é outra completamente diferente.

3. O líder pergunta "o que" e "por que", enquanto o gerente pergunta "como" e "quando"

"O que" e "Por quê" são questionamentos que você precisa responder, pois certas ações ocorrerão e as vezes envolve desafiar seus superiores. Você precisa ser capaz de confrontar a administração superior quando algo a mais tem de ser feito para a empresa. Um líder sempre fala: 'Não espero estar certo o tempo todo, espero errar muito."

Lembre-se: Se a sua empresa está enfrentando uma fase ruim, o trabalho de um líder é entrar e questionar: "O que podemos aprender com isso?" e "Como podemos usar essa informação para esclarecer nossos objetivos ou ficar melhor para eles?".
 

Gerentes são como soldados das forças armadas, eles sabem que ordens e planos são cruciais e seu trabalho é manter a visão sobre os objetivos atuais da empresa.
 Embora os dois papéis sejam semelhantes, os melhores gerentes também exercem papéis de líderes. Tempo e ritmo são fatores que identificam e distinguem profissionais no mercado de trabalho.

É possível exercer os dois cargos, mas é necessário tempo e experiência para cultiva-los, caso contrário, a falha em ambos será certa.

" Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo. "
" Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo. "