De acordo com imagens capturadas pelo robô Opportunity, da NASA, as mesmas estão intrigando os cientistas, que ainda não conseguiram decifrar a sua origem. A imagem mostra uma cadeia de formação esférica com mais de três milímetros de diâmetro.

Para o responsável pelo robô e cientista da Universidade de Cornell de Nova Iorque, Steve Squyres, as formações rochosas parecem crocantes por fora e suave em seu interior e ainda declarou ao jornal espanhol ABC que, "Esta é uma das imagens mais extraordinárias de toda a missão... temos um enigma geológico maravilhoso a nossa frente. Temos várias hipóteses de trabalho, nenhuma é favorita neste momento, mas isso vai levar um tempo para ser resolvido e temos que manter nossas mentes abertas e deixar que as rochas falem".

Os denominados "Blueberries" são encontrados em outros locais do planeta e são formados pela ação de minerais carregados de água dentro das rochas, o que mostra o ambiente úmido de Marte.

Vale lembrar que o robô usou o seu braço robótico para analisar a região e assim permitir aos cientistas analisarem a composição das esferas.