De acordo com pesquisadores chineses da Microsoft, alguns computadores equipados com o sistema operacional Windows já estariam saindo das fábricas com vírus.  O jornal The Guardian, em uma matéria, informou que os funcionários da empresa na China compraram vinte computadores e em quatro deles acabaram detectando malwares.

Essas máquinas já infectadas fazem parte de uma rede bonet, uma rede zumbi que permite que os hackers possam controlar os computadores que estão infectados. Esse mesmo malware, chamado de Nitol, foi encontrado também em computadores dos EUA, Rússia, Alemanha e Austrália.

A empresa também conseguiu encontrar outros vírus nos computadores, alguns que são capazes de ativar remotamente microfones e câmeras das máquinas.  Conforme a investigação da empresa,  algumas fábricas menos respeitáveis acabam inserindo softwares pirateados nos computadores antes de serem vendidos, assim, conseguem baratear os custos.

A Microsoft está trabalhando para conseguir encontrar a origem da pirataria em lugares que são menos regulados pelo governo, como é o caso da China. Assim, a companhia disse que o Nitol  e outros 500 tipos de malware possuem alguma ligação com o domínio 3322.org, que está ligado ao empresário chinês Peng Yong. No entanto, o empresário afirma que não tolera qualquer tipo de conduta imprópria no domínio.