Responsável por garantir a segurança do seu computador, o antivírus é um programa de proteção que bloqueia a entrada de invasores e ameaças digitais ao sistema de sua máquina. Armando um verdadeiro esquema de segurança, esse software de proteção impede a ação de arquivos maliciosos, como, por exemplo, sites infectados, anexos de e-mails indesejáveis, arquivos corrompidos e dispositivos externos contaminados.

Muitas vezes, o usuário sequer percebe o risco que está correndo enquanto navega na internet e realiza suas atividades cotidianas. Essa tranquilidade é proporcionada graças ao desempenho de um bom antivírus, capaz de assegurar a sua segurança online.

Como funciona um antivírus?

Como o antivírus protege o seu computador

Todo software antivírus conta com o seu próprio banco de dados, onde são armazenadas informações a respeito das ameaças encontradas em ambientes virtuais. Essas informações são atualizadas diariamente, a partir da intensa pesquisa realizada pelos fabricantes de programas de proteção, buscando por novos tipos de vírus lançados na rede.

Construindo uma espécie de catálogo de ameaças, os antivírus rastreiam informações e comparam o comportamento de novos arquivos que acessam o seu computador com os cadastros existentes em seu banco de dados. Dessa forma, são capazes de detectar a presença de invasores em sua máquina.

Outro procedimento comum é a chamada análise heurística, cuja função é monitorar atividades suspeitas e emitir alertas caso algum programa ou arquivo malicioso tente alterar as configurações do sistema ou de outros arquivos armazenados no computador.

Há ainda a opção da quarentena que funciona como uma espécie de prisão para as ameaças encontradas, mas que ainda não foram identificadas pelo antivírus. Sendo assim, o programa é responsável por manter o arquivo suspeito em isolamento, até que o vírus seja detectado ou não.

Como funciona um antivírus?

A importância de um antivírus atualizado

Para preservar seus dados e atividades online, contar com um software de proteção constantemente atualizado é fundamental. Afinal, um antivirus lançado em 2012 se mostra muito mais eficaz que o mesmo produto, por exemplo, lançado há dois anos ou mesmo um. Isso porque a versão mais recente já teve seu banco de dados renovando, conhecendo as ameças mais novas.

Impedindo a ação de cibercriminosos e eliminando suspeitas do sistema, o antivírus pode ainda atuar em conjunto com o internauta. Para tanto, basta evitar comportamentos de risco, se mantendo sempre bem informado a respeito das mais recentes ameaças e soluções de segurança encontradas na própria rede.

Quem ainda não está familiarizado com essas técnicas de proteção pode recorrer aos e-Guias da Bitdefender. Disponíveis para download gratuito, estes verdadeiros manuais listam os principais cuidados a serem tomados por diferentes perfis de usuarios, reforçando a atenção com o seu computador.

Este artigo é um oferecimento da Bitdefender Antivírus.