Você sabia que no começo deste ano, para saber mais sobre a existência de matéria escura em nossa galáxia, um grupo de pesquisadores mapeou uma área de 13 mil anos-luz ao redor do sol?

Isso mesmo; conforme o pesquisador Christian Moni Bidin, do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción, no Chile, disse que, "A quantidade de massa que encontramos é condizente com o que vimos; estrelas, poeira e gás na região em torno do sol... mas isso não dá espaço para o material extra, a matéria escura, que estávamos esperando. Nossos cálculos nos mostraram que deveria esta lá, mas não estava", completa Bidin.

Então o que aconteceu? De acordo com outra equipe de cientistas, os cálculos e a simulação computacional deste estudo estavam "tortos", tanto que propuseram outra forma e assim conseguiram outro resultado disso tudo.

Para Silvia Garbari, do Instituto de Física Teórica da Universidade de Zurique, na Suíça, os dados apresentaram o seguinte resultado, onde ela mesma descreveu dizendo que, "Temos 99% de certeza de que há matéria escura em torno do sol... essa pode ser a primeira evidência de um disco de matéria escura em nossa galáxia, como previsto recentemente por simulações teóricas e numéricas de formação de galáxias" explica Garbari.

Sendo assim, se a nova simulação estiver certa, terá sido um grande passo importante no estudo da misteriosa matéria escura.